“Vitamina S” – Faz bem para o bebê?

Sempre fui um pouco exagerada em relação aos cuidados de higiene! Lembro da minha mãe falando que era preciso eu dar um pouco de vitamina S para as meninas! Vitamina S, vem de “S” de sujeira!!!!

E aquela expressão: “o que não mata, engorda”. Já escutaram?!?!

Com o susto que passamos com a Laurinha minha neurose só aumentou. Tinha até taquicardia em determinadas situações que julgava ser uma dose extra de vitamina S!!! E quem “pagou o pato” foi a Luísa, pois fui super rigorosa em deixá-la ter contato demais com esse tipo de “vitamina” até o 6º mês de vida dela.

Sei que muitas de vocês irão pensar que fui exagerada ou até mesmo fresca… Mas quando sofremos na pele determinadas situações, acho que devemos seguir nossos instintos!

E para minha alegria, estava lendo um artigo outro dia que falava justamente isso: até o bebê ter 6 meses de vida, o seu sistema imunológico ainda não está muito desenvolvido e as vacinas ainda não estão completas. Portanto, todo cuidado de limpeza é pouco!!!

Após o sexto mês podemos relaxar um pouco até porque situações cotidianas serão inevitáveis: o bebê vai colocar brinquedos que estavam no chão, na boca. Passar a mão em um bichinho doméstico e depois colocar a mão na boca e por aí vai! Se tiver um irmãozinho então…

Existem teorias que falam da importância da sujeira para o desenvolvimento imunológico e a redução de alergias, asmas, etc. Porém existe também uma outra vertente que prega por exemplo, os possíveis danos para o organismo caso a criança coma um alimento que caiu rapidamente no chão, porém foi o suficiente para contaminá-lo com bactérias “poderosas”

Portanto mamães, acho que no quesito “Vitamina Sujeira” o que vale é o bom senso. Siga seus instintos e as orientações do seu pediatra!!!

Beijos!

vitamina s

 

Comentários

About Author