Temos o maior emprego de nossas vidas: somos mães!

19/03/2017

comente

Vacinas na gravidez

Sem categoria

A gestação é um período maravilhoso mas também de muitas dúvidas… Lembro que ficava com muito medo de consumir determinados tipos de alimentos, fazer certas atividades físicas e até de tomar vacinas!!!!

Como planejamos as nossas duas gestações, colocar o calendário de vacinação em dia fez parte do meu pré natal. Então engravidei com a maioria das vacinas importantes em ordem! Para as mamães que estão planejando a gravidez, vale a pena discutir esse assunto com o seu ginecologista. manter a carteira de vacinação em dia traz benefícios tanto para a gestante quanto para o bebê. Além de proteger a futura mamãe destas doenças, a transferência de material por meio da placenta leva o bebê a receber os anticorpos gerados pelo organismo da gestante, o que aumenta a sua imunidade também.

Mas tem muitas mamães que são pegas de surpresa… E aí? Posso tomar as vacinas grávidas? Quais delas são recomendadas? Quais tenho que evitar? Apesar de ser um tema que DEVE ser discutido com o médico, li um artigo que esclarece um pouco essas dúvidas!!!

E por aí? Como anda o seu pré natal?

Beijos!

vacina na gestação

Vacinas que podem ser tomadas:

Hepatite A – Apesar de não ser considerada prioridade para gestantes, ela pode ser indicada em casos específicos (como viagem para localidades com estrutura sanitária precária, por exemplo). Pode ser tomada do segundo trimestre de gestação em diante, em duas doses. Não está disponível na rede pública para adultos.
Hepatite B – Previne uma doença silenciosa que pode ser transmitida para o bebê tanto durante a gestação quanto na hora do parto. São três doses que podem ser tomadas a partir do segundo trimestre de gravidez e está disponível na rede pública.
Influenza – Importante principalmente pelo fato de que a gripe, seja ela a comum ou a AH1N1, é bem mais grave durante a gravidez, podendo trazer sérios riscos à saúde de mãe e bebê. Ela deve ser tomada em dose única e em qualquer fase da gestação, lembrando que é também distribuída gratuitamente na rede pública de saúde.
Tríplice bacteriana (acelular do tipo adulto dTpa) – Protege a gestante contra a difteria, tétano e coqueluche e está disponível na rede pública. Vale lembrar que essa vacina imuniza o recém-nascido contra a coqueluche. Pode ser tomada no máximo até 20 dias antes do parto.
Meningocócica Conjugada – Esta vacina é recomendada somente em três casos: quando ocorrem surtos de meningite; quando a gestante nunca foi imunizada contra a doença; ou quando foi vacinada há mais de cinco anos. Pode ser tomada em qualquer período da gestação, mas não está disponível na rede pública.

Vacinas Proibidas:

A recomendação dos especialistas é para que sejam evitadas quaisquer vacinas que sejam produzidas à base de micro-organismos enfraquecidos, pois há sérios riscos de que o feto seja contaminado pela doença contra a  qual a gestante está sendo imunizada.
Entre as vacinas que se encaixam neste quadro – e que estão proibidas para gestantes – pode-se destacar:
  • Tríplice Viral
  • Varicela
  • Febre Amarela

Fonte: A Revista da Mulher

Kika Nalli

0    comentários
2  AMEI!

Deixe uma resposta

clique aqui para carregar a versão desktop

© promovida @mãe - Todos os direitos reservados | DESIGN: my wishes gallery | programação: webonfocus

Muitas das imagens aqui divulgadas não são de nossa autoria. Se alguma foto for sua e você desejar que
ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada. contato@promovidaamae.com.br

já curtiu a nossa fanpage?
siga o nosso instagram:
@promovidaamae

© promovida @mãe - Todos os direitos reservados | DESIGN: my wishes gallery | programação: webonfocus

Muitas das imagens aqui divulgadas não são de nossa autoria. Se alguma foto for sua e você desejar que
ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada. contato@promovidaamae.com.br