Uso de aparelho no dente em crianças menores de 5 anos

Quando o Rafa entrou na escola, todo mês tinha uma dentista que visitava e dava uma devolutiva pra gente sobre o estado da dentição dele.

Uma das coisas que ela levantou logo de início foi sobre a mordida cruzada. Aliás, beeem cruzada!

Quando ele fez três anos o levei na odontopediatra que indicou o uso do aparelho móvel a partir dos quatro anos de idade. Ela disse que íamos tentar, pois tem criança que com essa idade já está pronta e outras ainda não estão maduras o suficiente e acabam usando errado ou perdendo, e é dinheiro jogado no lixo.

Questionei na época, pois lembro que quando eu era criança e usei aparelho falaram para esperar cair os dentes de leite, etc, etc, etc… Ela me explicou que o quanto antes colocasse melhor. A arcada dele não ficaria prejudicada, um problema que poderia ser futuro! Se espera a correção, além de ficar mais demorada, em alguns casos não se corrige, partindo para cirurgia.

Quando o Rafael completou a idade correta fomos lá e ela conversou bastante com ele, explicou como ficaria o dente depois do tratamento, mostrou fotos e ele ficou bem animado. Até porque o aparelho teria a sua cor favorita, nome e personagem…

Passados sete meses é incrível a mudança!!! Os dentes descruzaram totalmente! (Veja as fotos abaixo)

Agora ele está na fase de manutenção, já trocou o aparelho por outro maior, pois a boca ganhou tanto espaço que o outro ficou pequeno!

Então mamis e papis, fica meu alerta e dica caso notarem que seu filho(a) tem pouco espaço na boca e/ ou mordida cruzada mesmo com os dentes de leite. Procure um profissional e veja a recomendação. Pode ajudar e muito!

Beijocas

Detalhe que este espaço no meio é tudo que abriu a boca dele. No início do tratamento este espaço não existia!!!

foto3foto4 foto1 foto2

Comentários

About Author