Surto de Microcefalia – Cuidado!

Nesses últimos dias, o ministério da saúde declarou emergência sanitária nacional, por causa de um surto de nascimentos de bebês com Microcefalia (Pernambuco).

Achei super importante passar para vocês essa notícia,  pois além de ser um tema super triste, suspeita-se que a causa disso, seja a contaminação da mãe pelo Zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti (mesmo mosquito da Dengue).

Portanto, nossa luta ao combate do mosquito da Dengue não deve ser deixada de lado! Independente de qual for a causa para esse surto!

Beijos!

O que é microcefalia?

A microcefalia é uma anomalia congênita caracterizada pela alteração no tamanho do crânio do recém-nascido – bem abaixo da média. Ela pode ser diagnosticada ainda na gestação e deixa sequelas como problemas cognitivos, de visão e audição.

Causas:

O problema pode ser provocado por uma série de fatores, desde desnutrição da mãe e abuso de drogas, até infecções durante a gestação, como rubéola, toxoplasmose e citomegalovírus.

Sintomas da mãe contaminada pelo Zika Vírus:

Febre baixa, coceiras, manchas vermelhas pelo corpo.

Protocolo:

Para auxiliar nesse problema, a secretária de saúde de Pernambuco criou um protocolo Veja aqui) que orienta quais os exames que devem ser feitos e os possíveis tratamentos.

Fonte: Estadão e Exame

microcefalia

Comentários

About Author