O que é Reflexo de Moro

O que é Reflexo de Moro? É normal acontecer nos bebês? Qual a sua causa? Até quando ele é esperado?

 

O Reflexo de Moro, muito conhecido também como reflexo de susto, acontece muito nos recém nascidos. Lembro que achava engraçadinho quando as meninas se “assustavam”. E realmente a maioria dos pais babam, querem fotografar, filmar…

Conversando com a pediatra delas, ela me explicou que o Reflexo de Moro (assim como vários outros reflexos que o recém nascido apresenta) é um indicador importante de neurodesenvolvimento. Sua ausência ou manutenção prolongada podem indicar sérios problemas.

Então, como sempre digo, informação nunca é demais! E nós pais, que estamos “full time” com o bebê somos a melhor referência para que o pediatra possa fazer um diagnóstico precoce.

O que é o Reflexo de Moro

O que é o Reflexo de Moro:

É um reflexo considerado primitivo e aparece somente em neonatos. É semelhante à um susto:  o bebê joga a cabeça para trás, estica as pernas, abre os braços e os fecha depois.

Como o Reflexo de Moro é desencadeado:

Esse reflexo surge quando o recém nascido se sente desequilibrado ou assustado. Presença de barulhos e movimentos bruscos também podem ser um desencadeante natural.

Como o Reflexo de Moro é testado pelos profissionais:

Assim como os outros reflexos, o Reflexo de Moro é testado nos primeiros dias de vida do bebê.

Geralmente o pediatra vai testando esses reflexos também ao longo dos primeiros meses de vida do bebê.

Até quando o Reflexo de Moro está presente?

Geralmente esse reflexo é mais intenso nos 3 primeiros meses de vida. Alguns bebês podem mantê-los por mais algum tempo. De uma forma geral ele tende a desaparecer até o 6 mês de vida.

Quando devo procurar ajuda?

O reflexo de Moro, em bebês, é considerado anormal quando não ocorre, o que pode ser significativo de inibição dos reflexos neuromusculares subcorticais, necessitando mais profunda avaliação.

Bebês de até três meses que não apresentarem reflexo de Moro deve ser mais bem avaliado neurologicamente. E o mesmo ocorre se o bebê continua apresentando o reflexo de forma recorrente após o 3º mês de vida.

Fontes: Minha Vida, Wikipedia, Revista Crescer

Comentários

About Author