Quando oferecer suco pro bebê? – Por Dra. Andrezza Botelho

Você sabe a diferença em termos de nutrientes de oferecer o suco ou a fruta para seu bebê?

Hoje nossa colaboradora nutricionista Dra. Andrezza Botelho fala sobre a introdução do suco na vida dos bebês, quantidade máxima para oferecê-lo e a diferença dele para a fruta in natura.

Boa leitura!

beijos

Compote

Antigamente com a Introdução Alimentar, os sucos eram um dos alimentos que não poderiam faltar no cardápio de bebês. Porém, atualmente as coisas mudaram. Segundo a Academia Americana de Pediatria:

– Crianças de até 1 ano – não oferecer;

– De 1 ano até 6 anos – 120ml até 180ml;

– De 7 até 12 anos – 230ml até 350ml.

Daí, a Sociedade Brasileira de Pediatria passou a adotar essa recomendação, de só oferecer suco aos bebês só depois do primeiro ano de vida. Tá, mas porque?

  • Percebeu-se uma certa substituição das frutas in natura pelo suco e até mesmo no lugar da água.
  • A capacidade gástrica do bebê ainda está em desenvolvimento, e já foram analisados que há um aumento rápido dos níveis de glicose no sangue.
  • As frutas contêm mais nutrientes e fibras do que o suco.
  • Devemos ficar atentos aos sucos industrializados. Geralmente esses tipos de sucos contém uma quantidade muito grande de açúcar, além de corantes, aditivos e conservantes, tanto quanto os refrigerantes! Leiam sempre o rótulo e observe a lista de ingredientes, quanto mais natural, melhor!
  • O ideal sempre, é oferecer a fruta in natura e tomar água! E quando oferecer sucos, que sejam os naturais e sem coar, para preservar as fibras.

 

unnamed-1

 

Andrezza Botelho – Nutricionista funcional Pós graduada em

estética e cosmetologia proprietária e diretora científica da

clinica Andrezza Botelho Nutricao é Bem Estar. Tel: (011) 50821598

Comentários

About Author

2 Comentários

  1. Bom dia!
    O pediatra da minha filha pediu para dar suco de laranja quando ela estava com dois meses e meio. Não segui a orientação dele. E nesta mesma época receitou dar noriporum diariamente. Na consulta de três meses e meio disse para começarmos a dar também suco de laranja com cenoura, suco de limão e melão e ainda por cima disse para adoçar com açúcar. Questionei sobre o açúcar e ele disse que é para dar energia pra bebê. Eu gostaria de amamentar exclusivamente até os seis meses, mas terei que voltar a trabalhar quando minha filha tiver cinco meses. Estou na duvida se faço introdução dos sucos ( sem açúcar ) ou se introduzo somente as frutas. Tenho visto que várias mães introduzem os sucos antes de um ano.

    • Olá, Angela. Obrigada por dividir conosco sua experiência e dúvida. Nós demos primeiro o suco para nossos filhos, mas logo introduzimos a fruta e as crianças preferiram.
      A fruta é sempre melhor pelo valor nutricional, tanto em calorias, quanto em vitaminas.
      Converse sempre com um profissional antes.
      Beijos e ótimo feriado.
      Fefa e Kika