Porque o meu bebê soluça?

Muitos papais e mamães ficam preocupados e nos perguntam sobre o soluço no bebê. Então resolvi contar um pouquinho sobre minha experiência como mãe e busquei algumas informações sobre o assunto!

Espero que tranquilize todos vocês!!

Lembro de sentir as meninas soluçando dentro da barriga! Morria de pena, mas era uma sensação super gostosa! E durante os primeiros meses de vida elas ainda soluçavam um pouco!

Tinha a sensação que começavam a soluçar quando estavam com frio. Intuição de mãe não falha! Numa das consultas da Laura (era mãe de primeira viagem) comentei com a pediatra e ela me explicou que tinha total relação! Me acalmou dizendo que os soluços não treazem nenhum prejuízo para o bebê e não causam dor ou algum outro desconforto! E que era perfeitamente normal os bebês soluçarem durante os primeiros meses de vida!

Ufaaa! Uma preocupação à menos no meio desse mundo de novidades e medos!

E o seu bebê? Soluça muito?

Beijos!!!

O que é o soluço?

Temos um músculo que faz parte do processo da respiração: o diafragma. Esse músculo se contrai para que o ar entre dentro dos pulmões. Quando esse músculo se contrai “fora do ritmo”, o ar entra na “hora errada” e produz aquele som característico do soluço.

Por que os bebês soluçam?

O sistema nervoso do bebê ainda está muito imaturo e qualquer estímulo externo pode provocar a contração “fora do ritmo” do diafragma.

Principais causas do soluço no bebê?

As causas mais frequentes são: mudança de temperatura (daí a causa dos soluços das meninas!!!) e quando o bebê engole muito ar durante a mamada.

Como evitar o soluço?

Se você está amamentando, reveja a posição ou a pega do bebê no seio para mamar.

Se o seu filho usa mamadeira, escolha um modelo que evite acúmulo de ar (existem várias marcas bacanas no mercado!), jamais aumente o furo do bico e verifique a velocidade que ele está mamando.

As simpatias para parar o soluço do bebê funcionam?

Não há nenhuma comprovação científica quanto à isso. Jamais assuste o seu bebê ou dê líquidos estranhos para ele parar de soluçar.

A melhor simpatia é o carinho e a paciência! tente eliminar as possíveis causas do soluço (citadas acima) e segure ele com calma, passe confiança que logo o soluço vai embora!

Quando devo me preocupar?

Se os soluços se tornarem incontroláveis ou continuarem frequente após o primeiro ano de idade, vale a pena conversar com o seu pediatra!

Fonte: Seu pediatra.com

soluço

Comentários

About Author