Palestra sobre amamentação

Como vocês viram no instagram e facebook nós participamos de um evento sobre amamentação muito legal com o ginecologista obstétrico Dr. Domingos Mantelli. Ele falou da importância desse ato de amor e deu informações e dicas incríveis.

Pena que não participamos de uma bate papo como esse antes de sermos mamães.
Abaixo alguns insights da palestra:- A importância de preparar o seio para a amamentação: passar uma bucha vegetal nos mamilos ajuda nesse processo. Jamais colocar hidratantes neles e sim nos seios para evitar estrias. Se passar nos mamilos eles ficarão muito hidratados e terá mais chances de ferí-los depois. Tomar sol também ajuda a fortificar a pele.

– O leite materno tem fases: Em seu primeiro momento é mais aguado justamente para hidratar a criança. Por isso, ela não precisa tomar água enquanto amamentada exclusivamente. Em um segundo momento o leite é mais gorduroso e esse é o que ajuda o bebê a ganhar peso. Por isso, a importância do seio esvaziar totalmente para depois oferecer o outro.

– Cuidados com a alimentação durante a gestação e fase de amamentação: Tudo que a mãe ingere é passado para o bebê. Por isso, ter uma alimentação equilibrada, saudável é fundamental. Sem uso de bebidas alcólicas, adoçantes, refrigerantes e fast food.

– Armazenamento do leite materno: O leite pode ser tirado manualmente ou com bombas manuais e elétricas. Sempre lavar bem as mãos antes de fazer a ordenha e colocar em um frasco de vidro de preferência, ou em sacos plásticos com 1

00%  livre de BPA, pré-esterilizados. Nunca reutilizar o leite materno que sobrou para uma outra mamada. Ele também deve ser descongelado em banho maria. Sua conservação é 12 horas em geladeira (para não correr riscos de contaminação) e 15 dias no freezer. O ideal é colocar etiquetas nos frascos com data e hora que o leite foi retirado e oferecer ao bebê sempre nesse mesmo horário, para o bebê receber o leite com suas propriedades necessárias daquele momento.

– Benefícios emocionais da amamentação: ligação e vínculo entre mãe e filho, melhor relacionamento interpessoal futuro, menor chance de ser um adulto depressivo, entre outros.                                                                                                                                                                                                                                                                            
Esperamos que ajude vocês!
Beijão
                                                                                                                                                                                                                                                          
Comentários

About Author