O que é o Tampão Mucoso

Você já ouviu falar sobre Tampão Mucoso?

 

Eu já contei por aqui o susto que passei durante a gravidez da Luísa (veja aqui). Perdi o Tampão Mucoso com 30 semanas de gestação e tive que encarar um repouso até o final.

Fiquei super desesperada com o acontecido, afinal a perda do tampão mucoso poderia estar indicando uma aproximação do trabalho de parto e 30 semanas de gestação era muito pouco! Pedia a deus todos os dias para segurar a minha menina mais um pouquinho dentro da minha barriga! E acho que pedi tanto que com 38 semanas de gestação agendamos o meu parto!

Mas o que seria o tampão mucoso? Qual a sua importância durante a gravidez? Na época que aconteceu tudo isso comigo, fui pesquisar e me informar sobre o assunto e hoje vou dividir com vocês um pouco do que eu li e aprendi!

Mas nunca deixem de conversar com o seu médico e esclarecer todas as dúvidas com ele, ok?

Beijos!

tampão mucoso

O que é o Tampão Mucoso?

É uma substância gelatinosa produzida pelo colo do útero. Ela pode ser translúcida (como uma clara de ovo), amarronzada, vermelha ou com fios de sangue.

Para que serve esse tampão?

Ele funciona como uma barreira de proteção para a entrada do útero, protegendo-o de agentes infecciosos.

O que significa a sua saída?

A sua saída é um dos sinais de que o colo do útero está começando a se preparar para o parto. A perda desse tampão não quer dizer que o trabalho de parto irá iniciar naquele momento (não se desespere!). Isso pode levar dias ou até mesmo semanas!

Perdi meu tampão! Meu bebê corre risco?

À princípio não! Cuidados devem ser redobrados e o acompanhamento médico será importante nesse momento!

Tampão com sangue ou hemorragia?

A saída do tampão com sangue é perfeitamente normal, mas é importante excluir a possibilidade de uma hemorragia.

Se a secreção for muito intensa (enchendo mais de um absorvente por hora), se você estiver com menos de 37 semanas ou se estiver sentindo qualquer tipo de dor ou mal-estar, procure orientação médica para se assegurar de que está tudo bem.

Fonte: Baby Center Brasil
 

 

Comentários

About Author