O que as mamães devem saber sobre os novos papais…

Como escrevi um post dando dicas para os novos papais entenderem as novas mamães (veja aqui), achei que seria politicamente correto (kkkk) fazer o contrário!
Tentei lembrar de algumas coisas que meu marido sentia falta na época que as meninas nasceram, algumas reclamações de amigas e algumas dicas que encontrei pesquisando sobre o assunto!
Papais agora é a vez de vocês serem mimados e compreendidos!
Beijos!

1- O novo Papai sente a sua falta:
Agora a atenção da nova mamãe está toda direcionada para o bebê e quando ele está dormindo ela está tentando organizar as coisas ou colocar o sono um pouco em ordem!
Os momentos gostosos que passaram na gestação de estarem fazendo sempre algo juntos (escolhendo o quarto, enxoval, o nome…) já não existe mais…
Nova Mamãe: Tente mostrar o quanto ele é importante e que você também sente falta dele. Reserve pelo menos 15 minutos para ficarem juntinhos, conversando, dando risadas e revivendo o carinho!

2- O novo Papai se sente deixado de lado:
Esse sentimento já existe desde a gestação. Na realidade poucas pessoas se preocupam com o papai! Durante a gravidez o foco de atenção está na mãe e após o nascimento na mãe e no bebê. E coitado do novo papai? Onde ele entra nisso tudo?!?!
Nova Mamãe: Tente entender seus sentimentos, perguntando como ele sente, como essas mudanças estão sendo para ele… E quem sabe não consegue envolver os amigos mais próximos e familiares nesse processo?!?!

3- O novo Papai também é capaz:
Os novos papais também desenvolvem habilidades e instintos.
Nova Mamãe:  Acredite e delegue um pouco de funções à eles. Além de tirar uma sobrecarga do seu ombro, ele se sentirá feliz em poder participar e ajudar com o bebê!

4- O novo Papai precisa de direção:
Diferente de nós mamães, o novo papai aceitará ajuda, dicas e direções do que fazer e como agir com as tarefas do bebê.
Nova Mamãe: Parece duro mas saia do mundo do faz de conta em que você fica imaginando algo assim: ” Se ele me ama eu não preciso de pedir, ele vai fazer…” Muitas vezes é óbvio para gente mas não para eles. Portanto pense diferente: “sei que ele me ama e se eu falar para ele o que estou precisando, ele prontamente me atenderá!”

5- O novo Papai sente falta da sua “vida antiga”:
Com o nascimento do bebê, o novo papai se vê preso à um turbilhão de coisas novas e acaba sentindo falta de pequenas coisas que ele fazia antes, sem se sentir tão culpado (ex: ver televisão, trabalhar até mais tarde, encontrar amigos, etc)
Nova Mamãe: tente perceber as reais necessidades do novo papai sem colocar mais um processo de culpa nisso tudo: ” Nossa, eu me descabelando, sem ter tempo nem para dormir e ele sentindo falta de ver TV?”. Errado! Tente compreendê-lo e quem sabe até permitir que ele mate as saudades dos amigos, sem sentir culpa…

6- O novo Papai também está assustado:
Assim como nós mamães! O problema é que a maioria dos homens demosntram esse sentimento como algo estressante e não assustador!
Nova Mamãe: Tente deixá-lo expressar o seus sentimentos e porque não dar colo? Assuma as rédeas e fala que isso tudo é transitório e que da mesma forma que você está assustada, você sabe que tudo dará certo!

7- O novo Papai quer brincar mas não sabe como:
A maioria dos pais se imaginam rolando num tapete com o filho, jogando-o para o alto e por aí vai… Só que esse tipo de brincadeira é impossível de ser feita com um recém nascido! Portanto eles começam a interagir mais com o seu filho à partir do 6º mês.
Nova Mamãe: se controle ao pensar que o novo papai não ama o seu filho… Ao invés de sustentar esse pensamento totalmente sem nexo, incentive o futuro papai a passar mais tempo com o recém nascido, seja no Canguru ou no colo!

8- O novo Papai quer retomar as atividades sexuais do casal:
Sabemos que nessa fase a intimidade não é um dos primeiros itens na lista de uma mãe.
Nós estamos tão cansadas, com os hormônios ainda nada estáveis e maravilhadas com a maternidade, que fazer amor com os nossos companheiros é algo que nem passa pelas nossas cabeças (atire a primeira pedra quem agiu diferente!)
Nova Mamãe: pare para pensar que para o homem, o toque comunica vários sentimentos para o homem: que você o ama, o deseja, que você precisa dele e que ele é muito importante para você. Que tal começar por uns bons amassos?!?! kkkk

9- O novo Papai  adoraria que você perguntasse o que ele precisa:
Demonstrar interesse pelo outro é uma das coias que mais impulsiona o relacionamento.
Nova Mamãe: Pare e dedique alguns minutos do seu dia para realmente escutar o seu companheiro.

10- O novo Papai precisa de um agradecimento:
Sei que muitas vezes passa pela nossa cabeça que nós é que precisamos de ouvir um “Obrigado”! O mesmo acontece com os novos papais. Eles precisam desse retorno, Para eles escutar um agradecimento significa muito além do trabalho que ele tem feito com você e com o bebê.
Nova Mamãe: Agradeça de todo o coração por tudo! Por vocês terem engravidado, terem um bebê lindo, pelo amor, carinho e cuidado de vocês….

“Fonte de Inspiração:” http://nashvillemarriagestudio.com/

 

Comentários

About Author