O que acontece com a barriga após a gravidez – Por Dr. Mário Farinazzo

Hoje o cirurgião plástico, Dr. Mário Farinazzo, vai abordar um assunto que toca a auto estima de muitas mulheres após a gestação: as alterações abdominais…

Amamos o texto e achamos que pode servir de incentivo para muitas mamães… Afinal a auto estima nos transforma e uma mãe feliz significa uma família inteira feliz!!!

#Mamãesecuida

Beijos!

1

Aumento do volume causa flacidez da pele e afastamento dos músculos

Como disse no artigo anterior, nada atrai mais olhares que uma barriguinha de grávida. Desde as curiosas crianças que já sabem que ali dentro existe um bebê, até os idosos despertados pelo sentimento de renovação.

Após o parto, porém, é muito normal que a própria mulher não fique muito à vontade na frente do espelho quando olha para a barriga. A pele esticada, não retorna totalmente ao tônus original e a musculatura fica um pouco mais afastada, o que deixa a região com um aspecto mais abaulado e enrugado.

Quando a mulher têm pré disposição, podem surgir hérnias e estrias.

O que fazer para evitar uma barriga muito flácida?

A primeira coisa, é ganhar peso dentro da faixa recomendada. Para gestações de um bebê apenas, a mulher pode ganhar entre 9kg e 13kg. Para gestações de dois, três ou mais, esse número é variável e pode chegar a 20kg ou até mais.

Em segundo lugar, é importante manter a prática de algum tipo de atividade física que seja adequada para cada período da gestação. Enquanto no começo, até a corrida pode ser liberada, no final a hidroginástica é mais adequada.

Por fim, a hidratação e a proteção solar com um fator 30, pelo menos, são fundamentais.

Se eu fizer tudo certo, minha barriga vai ficar como antes?

Se você seguir  todas as recomendações é grande a chance de ter uma abdome muito parecido com o de antes da gestação. Digo muito parecido porque a pele geralmente fica um pouco mais flácida e a musculatura um pouco afastada, deixando-a com o aspecto globoso. E não estamos falando de nenhum cuidado exagerado, simplesmente o que foi citado acima.

2

Flacidez e abaulamento normais em paciente pouco acima do peso

Não gosto do aspecto da minha barriga. Como posso melhorar?

A primeira coisa é atingir um peso considerado saudável. Não precisa ser o de antes da gestação, mas enquanto estiver com uns quilinhos a mais, o negócio é controlar a dieta e realizar algum tipo de atividade física.

Depois, uma consulta com um cirurgião plástico é uma ótima forma de se informar em relação às medidas que podem ser tomadas e programar-se para uma meta, que pode ser atingir o peso ideal ou preparar-se para uma cirurgia.

E quando falo em cirurgia, me refiro à  Abdominoplastia Clássica e suas variações.

 

Como são as cirurgias para melhorar a região do abdome?

A cirurgia mais comum é a Abdominoplastia Clássica, que melhora muito a flacidez e aproxima os músculos da barriga, corrigindo o abaulamento e criando uma cintura mais definida.

Variações desta cirurgia são a Mini-Abdominoplastia, na qual se realiza um corte menor que na Abdominoplastia Clássica e a Lipoabdominoplastia que associa a cirurgia tradicional com a lipoaspiração. Lembrando que a melhor forma de saber qual é a ideal para cada caso é marcando uma consulta com seu cirurgião plástico de confiança.

 3

Abdominoplastia Clássica

Por hoje é só! Ainda falaremos mais sobre cada uma das cirurgias,  detalhando as indicações, quando devem ser feitas e o período de recuperação.

Um abraço!

mario

 

Comentários

About Author