Temos o maior emprego de nossas vidas: somos mães!

20/06/2016

comente

O momento ideal para o desfralde – Por Dra. Flávia Oliveira

Colaboradores

Já falamos sobre nossas experiências com desfralde diurno e noturno por aqui e mudou bastante de filho pra filho. (Digite no campo de busca desfralde e confira tudo)

Para reforçar tudo que passamos, a nossa colaboradora Dra. Flávia Oliveira vai falar sobre este assunto para tranquilizar todos vocês que vão passar ou estão passando por esse processo.

Aproveitem!

Beijos

e1ac9b731c022ffdb2651b2e4871cf79

Entre as muitas dúvidas frequentes no consultório, uma das mais comuns e aparentemente simples de se resolver é o inicio do desfralde. A pediatra e neonatologista Flavia Oliveira indica que este momento não deve ser imposto pelos pais, quem o determina é a própria criança, período extremamente importante de autonomia e novas descobertas pra as crianças.

Respeitar o tempo de cada um é fundamental, a imposição dos pais pode ocasionar traumas, repercussões negativas na saúde de seus filhos como, retenção urinária e de fezes levando a infecções do trato urinário. “Os escapes são muito comuns nos primeiros dias de desfralde. Aos pais e pessoas envolvidas é preciso paciência e o conhecimento de que não é por maldade que a criança sujou as roupas e sim que existe uma adaptação a essa nova situação. Caso seja repreendida ela perde a autoconfiança o que atrapalha o treinamento” Explica a pediatra.

Não existe idade certa pra iniciar o desfralde, o mito de que aos dois anos a criança tem que desfraldar é um equivoco, é importante respeitar sempre o ritmo individual. “Costumo brincar no consultório e perguntar para os pais se eles ainda fazem o uso de fralda. Eles claro sorriem, dizem não… Eu então, explico que tudo é um processo natural, em um dado momento o pequeno vai abandonar as fraldas, é necessário paciência.” conta Dra. Flavia Oliveira.

Quanto ao desfralde noturno, este deve acontecer quando a fralda da manhã estiver seca em mais da metade dos dias semana. Diminuir a ingestão de líquidos a noite perto da hora de dormir ajuda. “O importante é conversar com seu filho e dizer que se ele sentir vontade de ir ao banheiro à noite, pode chamá-la sem problemas.” Conclui a pediatra Flavia Oliveira.

Imagem1

Sobre Dra. Flavia de Oliveira:

Formada pela Universidade de medicina ABC com residência em pediatria e neonatologia na USP. Atualmente atende na clinica da família localizada em Moema São Paulo, porém sua experiência na pediatria já tem 08 anos (consultório próprio).

Dra Flavia é mãe de dois meninos que indiretamente a levaram para uma nova perspectiva sobre a visão materna. “Sempre tive um perfil de médica acolhedora, mas a maternidade com certeza me aproximou demais da realidade das mães dos meus pacientes. Sem dúvida me tornei uma pediatra melhor!” Conta Dra. Flavia de Oliveira.

Promovida @ Mãe

0    comentários
2  AMEI!

Deixe uma resposta

clique aqui para carregar a versão desktop

© promovida @mãe - Todos os direitos reservados | DESIGN: my wishes gallery | programação: webonfocus

Muitas das imagens aqui divulgadas não são de nossa autoria. Se alguma foto for sua e você desejar que
ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada. contato@promovidaamae.com.br

já curtiu a nossa fanpage?
siga o nosso instagram:
@promovidaamae

© promovida @mãe - Todos os direitos reservados | DESIGN: my wishes gallery | programação: webonfocus

Muitas das imagens aqui divulgadas não são de nossa autoria. Se alguma foto for sua e você desejar que
ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada. contato@promovidaamae.com.br