Mudança no ensino médio Brasileiro

O que é a reforma do ensino médio? Ela já está em vigor? Como será o novo currículo? Confira as principais mudanças previstas para o ensino médio!

 

Já aconteceram algumas mudanças da época que frequentei a escola para os dias atuais! E agora vem acontecendo o movimento de mudança no ensino médio brasileiro. Até hoje acho confuso os anos da educação infantil, ensino fundamental e médio. Por exemplo, o pré-primário era totalmente diferente dos dias atuais!

Outro dia estava andando na rua e recebi um panfleto falando sobre as possíveis mudanças do ensino médio e apesar da Luísa estar no infantil e a Laurinha no fundamental, aquilo me despertou curiosidade. Afinal o tempo voa e daqui a pouco elas já estarão quase lá!

Fui pesquisar no site do MEC e em sites que falam sobre educação para tentar entender o processo! Ainda é um assunto bem polêmico que divide opiniões…

Mas achei super bacana poder dividir com vocês! Afinal temos muitas mamães e futuras mamães de adolescentes!

Você tem alguma opinião sobre a reforma do ensino médio? Vem dividir com a gente!!!

Reforma do ensino médio

O que é a reforma do ensino médio?

A reforma do ensino médio é uma mudança na estrutura do sistema atual do ensino médio. Trata-se de um instrumento fundamental para a melhoria da educação no país. Ao propor a flexibilização da grade curricular, o novo modelo permitirá que o estudante escolha a área de conhecimento para aprofundar seus estudos. A nova estrutura terá uma parte que será comum e obrigatória a todas as escolas (Base Nacional Comum Curricular) e outra parte flexível. Com isso, o ensino médio aproximará ainda mais a escola da realidade dos estudantes à luz das novas demandas profissionais do mercado de trabalho. E, sobretudo, permitirá que cada um siga o caminho de suas vocações e sonhos, seja para seguir os estudos no nível superior, seja para entrar no mundo do trabalho.

Como será o novo currículo do ensino médio?

O currículo do novo ensino médio será norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), obrigatória e comum a todas as escolas (da educação infantil ao ensino médio). A BNCC definirá as competências e conhecimentos essenciais que deverão ser oferecidos a todos os estudantes na parte comum (1.800 horas), abrangendo as 4 áreas do conhecimento e todos os componentes curriculares do ensino médio definidos na LDB e nas diretrizes curriculares nacionais de educação básica.

Por exemplo, a área de ciências humanas compreende história, geografia, sociologia e filosofia. As disciplinas obrigatórias nos 3 anos de ensino médio serão língua portuguesa e matemática. O restante do tempo será dedicado ao aprofundamento acadêmico nas áreas eletivas ou a cursos técnicos, a seguir: I – linguagens e suas tecnologias; II – matemática e suas tecnologias; III – ciências da natureza e suas tecnologias; IV – ciências humanas e sociais aplicadas; V – formação técnica e profissional. Cada estado e o Distrito Federal organizarão os seus currículos considerando a BNCC e as demandas dos jovens, que terão maiores chances de fazer suas escolhas e construir seu projeto de vida.

Quando esse novo currículo entrará em vigor?

A implantação do novo ensino médio não deverá acontecer até 2018, pelo menos, já que o mesmo depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelecerá as competências, os objetivos de aprendizagem e os conhecimentos necessários pra a formação geral do aluno. A previsão é que, até meados de 2017, a BNCC para o ensino médio seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, que terá de aprová-la para depois ser homologada pelo MEC. Só depois disso, o novo ensino médio poderá ser implementado.

Fonte: Portal MEC

 

 

Comentários

About Author