Meu filho bateu o dente, e agora?

Seu filho bateu o dente e você não sabe o que fazer?

Quem nos acompanha nas redes sociais viu que meu mais velho bateu o dente e duas semanas depois ele escureceu.

Entre momentos maravilhosos de férias esse susto me preocupou quando vi o dentinho dele escuro.

Primeira coisa que eu fiz foi olhar o google e claro me desesperei mais ainda. 

Liguei no consultório da dentista dele e ela estava fora, viajando.

Já estava organizando tudo pra voltar pra São Paulo e levar o Rafael em um pronto socorro dentário, mas antes mandei um whatts app pra santa Dra. Tati com a foto do dente dele. Fiquei super sem graça, mas confio demais nela e queria uma indicação confiável.

Ela me respondeu na mesma hora!!! “Calma, Fê. Não se desespere. O dente pode clarear. Vamos fazer o seguinte… Bochechos de água morna filtrada com água oxigenada 10 volumes três vezes ao dia por sete dias após escovação.”.

Ele me explicou que o escurecimento ocorre por um extravasamento de sangue do canal ou ainda por uma lesão no nervo do canal. Que mais ou menos um mês depois da batida que pode-se ver o que ocorreu.

Indicou o procedimento que falei acima e que obviamente Rafa não voltasse a bater o dente e nem comer coisas duras no dente machucado.

Passadas mais duas semanas fomos no consultório fazer a radiografia. Pra nossa felicidade a coroa não sofreu fratura, nem a raiz e nem o osso.

Ela ainda explicou que após uma batida o dente pode escurecer rápido ou até um ano depois! Depende muito do impacto da batida e do ângulo. Na mesma hora falei: “Foi uma pancada então!”.

Ela me mostrou um caso de um menino de um ano e meio que bateu o dente na mesa e o mesmo entrou inteirinho na gengiva. Neste caso precisou de uma cirurgia.

Mas por que o dente escurece?

Quando bate é como ficar roxo na pele… Rompe o vaso sanguíneo e o sangue extravasa. Tem casos que só o bochecho resolve e com o tempo o sangue vai absorvendo e volta a clarear.

Ele disse pra eu ficar de olho agora nos seguintes sinais:

– Dor

– “Espinha” na gengiva

O que seria essa “espinha”?

Chama-se fistula. Uma bolinha de pús que indica que tem bactéria onde o canal foi rompido e o sangue não circula. Forma a secreção e o pús não tem por onde sair… Aí é necessário fazer o canal do dente pra não entrar nenhum bichinho mais no buraco. Vale pro dente de leite ou permanente. Graças a Deus do Rafa é o de leite.

Entre sustos e risadas agora estou bem mais aliviada e claro de olho no meu furacãozinho. (risos)

Beijocas

OBS: Consulte sempre um dentista!

Comentários

About Author