Temos o maior emprego de nossas vidas: somos mães!

17/12/2014

2 comentários

Linhas pedagógicas

Mamães e Papais

Já falei em outro post, pontos que acho importantes para a escolha de uma escola (veja aqui), agora vou falar sobre as principais Linhas Pedagógicas que existem, assim poderá ficar mais claro para vocês, na hora de ir em busca da instituição de ensino para os filhotes.
A mais conhecida por nós mamães, pois na nossa época era a escola mais comum, é a  ESCOLA TRADICIONAL. É uma escola com pensamento de ensino fixo, onde o professor é o centro e tem o poder total no ensino. Sua palavra é a verdade absoluta. As atividades são teóricas, os alunos não têm espaço para criar/ construir. As avaliações são feitas por provas e servem para medir a quantidade de informação que o aluno absorveu nas aulas. Se ele não atinge o patamar suficiente é reprovador e fará o mesmo ano novamente.
Hoje em dia se fala muito em ESCOLA CONSTRUTIVISTA. Dentro dessa Linha Pedagógica o centro é o aluno. Ele constrói seu conhecimento através do meio em que vive. O professor é o tradutor desse processo. Ele está lá para ajudar e orientar. A criança experimenta, pesquisa, interage, gera dúvidas e busca respostas através do ambiente que está inserida. Errar faz parte da aprendizagem.
Na ESCOLA MONTESSORIANA o aluno é “livre” para explorar suas habilidades. O tempo de aprendizagem é muito respeitado individualmente, e por isso geralmente as salas possuem crianças de idades diferentes. As atividades propostas em módulos são escolhidas pelos próprios alunos. Com essa autonomia, as crianças geram auto-confianca e são responsáveis pelo saber. O professor é o mesmo até os 10 anos de idade, que ajuda nas dificuldades encontradas e dá orientações e sugestões nas atividades apresentadas. Não existe prova e os alunos são avaliados através de registros do professor.
No método WALDORF o aluno é um ser único, que aprende através de atividades motoras, sensoriais, artísticas. Cada ciclo de aprendizagem dura sete anos e o professor é chamado de Tutor. É nele que o aluno irá se espelhar. A relação entre professor e aluno é muito próxima. Não existe nota e a criança não repete de ano. Visa o desenvolvimento integral e não apenas intelectual. Os pais participam ativamente com a escola do desenvolvimento da criança.

Na ESCOLA DEMOCRÁTICA o aluno não é obrigado a assistir aula, dentro de um cronograma específico. As atividades são adotadas pelos alunos, criando essa liberdade de escolha. Os professores auxiliam no processo de aprendizagem escolhido de acordo com o interesse de cada um. O aluno tem total iniciativa e é responsável desde cedo pelo seus estudos.

 

 

Fefa Alfano

2    comentários
1  AMEI!

2 comentários

  1. Oi…

    Vim aqui conhecer o seu blog e aprender bastante, pois não sabia que existia tantos métodos de ensino. Sei que pode ser meio antigo, mas sou a favor do método tradicional, mas que seja adaptada para a realidade de hoje, dando foco também no aluno.

    bjs, Pri
    Mãe Sem Frescura
    http://www.maesemfrescura.net

Deixe uma resposta

clique aqui para carregar a versão desktop

© promovida @mãe - Todos os direitos reservados | DESIGN: my wishes gallery | programação: webonfocus

Muitas das imagens aqui divulgadas não são de nossa autoria. Se alguma foto for sua e você desejar que
ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada. contato@promovidaamae.com.br

já curtiu a nossa fanpage?
siga o nosso instagram:
@promovidaamae

© promovida @mãe - Todos os direitos reservados | DESIGN: my wishes gallery | programação: webonfocus

Muitas das imagens aqui divulgadas não são de nossa autoria. Se alguma foto for sua e você desejar que
ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada. contato@promovidaamae.com.br