A importância da leitura na infância – Por Liliane Campos

Qual é a importância da leitura na infância? Como devo escolher os livros para cada faixa etária?

 

A importância da leitura na infância é algo inquestionável! Além de ampliar o repertório da criança (vocabulário), a leitura permite um desenvolvimento cognitivo considerável, além de estreitar o vínculo entre pais e filhos.

Nós temos o hábito de lermos para as crianças todas as noites. É um momento super gostoso de descobertas, diálogos e muito carinho.

Pedimos para a nossa colaboradora, psicóloga, Liliane Campos, para falar um pouco sobre a importância da leitura e como fazer a escolha certa dos livros para os nossos filhos!

Esperamos que quem já lê para a sua criança, tenha mais prazer ainda em fazer esse momento e quem ainda não o faz, descubra a importância da leitura na vida do seu pequeno!

Benefícios da leitura para as crianças

Ao longo do seu desenvolvimento, a criança passa por uma série de descobertas. Entre os diversos materiais que servem de apoio para estimular o processo de desenvolvimento infantil, temos os livros, as portas para o mundo imaginário e o faz de conta, que faz a criança mergulhar numa aventura do saber, conhecimento e de muitas descobertas.

Nos deparamos nas livrarias com um acervo recheado de exemplares coloridos, com texturas, sons, imagens 3D… Mas afinal, quais livros são adequados para cada faixa etária? Quais são os benefícios da leitura para a criança e seu desenvolvimento?

A leitura é uma forma de apresentar para criança o mundo. Para isso, encontramos livros das mais diferentes temáticas.

Desenvolve atenção, concentração, escuta, raciocínio, estimula a criatividade, imaginação, além de contribuir para a ampliação do vocabulário. Isso não só para as crianças que estão em processo de aquisição da linguagem, mas também das crianças mais velhas que já são alfabetizadas, onde vão conhecendo novas palavras e ampliando seu repertório oral e escrito.

É comum que na escola os professores incluam os livros e auxiliem no exercício da leitura com seus alunos, mas também é importante incluir esse hábito em casa. Além de trazer todos os benefícios citados acima, também é um momento de troca e carinho, que auxilia no fortalecimento do vínculo familiar.

Também é importante levar em consideração a faixa etária da criança para escolher um livro que seja adequado de acordo com seu desenvolvimento e maturação intelectual, e claro, que proporcione prazer e diversão no momento da leitura.

Além disso, um ambiente tranquilo e acolhedor é importante nesse momento de leitura, para proporcionar uma experiência rica em troca, conhecimento e diversão para a criança.

Crianças de 9 meses a 1 anos:

É importante optar por livros rápidos e curtos, com ilustrações simples e atrativas. Livros com fantoches ou objetos que deem vida a história são mais encantadores ainda para crianças dessa idade. Livros de formas, cores, palavras, frutas, animais e itens em geral contribuem para apresentar elementos do nosso dia a dia e auxiliar no reconhecimento e repertório nesse momento de aquisição da linguagem.

Crianças de 2 a 3 anos:

Os livros devem conter histórias rápidas, com texto simples e imagens atrativas, pois nessa idade a criança ainda está ampliando o tempo de atenção e concentração numa mesma tarefa. Histórias que apresentam contextos ligados a rotina da criança são importantes para auxilia-las a compreender de forma lúdica o que acontece, por exemplo livros com a temática de desfralde, comer verduras e legumes, não querer ir a escola, entre outros. Novamente, livros com fantoches, objetos e sons fazem a história ficar ainda mais divertida.

Crianças de 4 a 6 anos:

Já possuem níveis de concentração e atenção maiores, então é possível começar a escolher histórias com o texto um pouco mais longo. As imagens ainda são importantes, pois as auxiliam na compreensão da história.

Crianças à partir de 7 anos:

Além de apresentar níveis de concentração e atenção maiores, apresenta um maior amadurecimento cognitivo e intelectual, então é possível optar por histórias mais longas e também livros que possuem capítulos.

Liliane Campos

Psicóloga Clínica

Pós graduanda em neuropsicologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Psicossomática e o processo de adoecimento pela PUC SP

Contato: (11) 96027-1721 / (11) 99523-8583

E-mail: lilianecampospsi@gmail.com

Instagram: @lilianecampospsi

Facebook: /lilianecampospsi

Comentários

About Author