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20/06/2015

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Guia de vitaminas e Minerais

Alimentação

A maternidade realmente nos transforma… Sempre me preocupei com o peso, apesar de ter sido magra a minha vida inteira, mas nunca tive uma alimentação super regrada. Trabalhava muito e a maioria dos dias não conseguia parar para almoçar. Na correria, sempre comprava um pão de queijo na lanchonete do hospital e voltava a comer somente à noite (Loucura! Eu sei!!!)

Quando começamos a planejar os filhos, uma das primeiras coisas que fiz questão de modificar foi a minha alimentação. Queria ser o mais saudável possível para que a minha bebê pudesse se desenvolver bem e com muita saúde!

À partir daí a alimentação saudável, virou rotina na minha casa! Procuro sempre oferecer alimentos ricos em vitaminas, minerais e nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo como um todo e graças a deus as minhas princesas comem de tudo!

Leio muito sobre saúde/alimentação e achei uma tabela bem resumida, porém bem informativa, sobre as vitaminas e minerais! Achei que seria uma ótima dica dividi-la com vocês para incentivar ou reforçar uma boa alimentação para a suas famílias!

Como está o cardápio dos seus filhos?

Beijos!

** Vitamina A:

* Para que serve: Essa vitamina é essencial para o crescimento e desenvolvimento, já que tem como função a formação das células da visão e do sistema imunológico. Além disso, é responsável pela hidratação da pele e mucosas.

* Onde encontrar: Vegetais verdes e amarelos (ex: alface, couve, espinafre, salsa, batata-doce, cenoura e acerola) e, na forma de retinol, em alimentos de origem animal (ex: leite, manteiga, queijo, gema de ovo, fígado e sardinha). Algumas frutas também como mamão, manga e melancia.

** Vitamina C:

* Para que serve: Fortalecimento do sistema imunológico (poder antioxidante), formação dos dentes, tendões e vasos sanguíneos. Auxilia também na cicatrização e facilita na absorção do ferro de origem vegetal (beterraba e feijão).

* Onde encontrar: Frutas cítricas (ex: laranja, limão, morango, goiaba e melão). A acerola é a mais rica de todas. Observação importante: consumir a fruta até meia hora de aberta ou descascada.

** Vitamina D:

* Para que serve: Formação dos dentes e ossos, absorção de ferro, fósforo e cálcio

* Onde encontrar: Exposição à luz do sol e em alguns alimentos como fígado, ovos, peixes de água salgada (ex: sardinha, atum e salmão).

** Vitamina B12:

* Para que serve: Formação dos glóbulos vermelhos e nas funções neurológicas (crianças com carência dessa vitamina podem apresentar atraso no crescimento e no desenvolvimento cognitivo)

* Onde encontrar: Fígado, carnes vermelhas, leite e queijos.

** Vitamina K:

* Para que serve: Essencial para a coagulação sanguínea.

* Onde encontrar: arroz integral, ervilha, tomate, nos vegetais de folhas verdes (ex: couve, espinafre e repolho), óleos vegetais, carne e fígado.

** Cálcio:

* Para que serve: Formação dos dentes e desenvolvimento ósseo. Também atua na coagulação sanguínea, na contração e relaxamento muscular, na transmissão de impulsos nervosos e no ritmo cardíaco.

* Onde encontrar: Leite e seus derivados (lactose), verduras verde-escuras, gergelim, algas, amêndoas, feijão, leguminosas, tofu e ovos.

** Ferro:

* Para que serve: Transportar o oxigênio pelo organismo (sua deficiência pode causar diminuição na capacitade de trabalho físico e alterações em neurotransmissores que prejudicam as funções cognitivas e intelectuais).

* Onde encontrar: Principal fonte é a carne vermelha. Nas verduras e legumes verde-escuros também. Para melhor absorção, é recomendado ingeri-lo junto de alimentos com vitaminas C e D.

** Zinco:

* Para que serve: Age como cofator de mais de 300 enzimas que atuam no metabolismo e multiplicação celular. Portanto, está diretamente relacionado ao processo de crescimento e atua no sistema imunológico.

* Onde encontrar: Frutos do mar, carne vermelha, ovos, grãos integrais e tubérculos (ex: inhame e beterraba)

Fonte: Claudia Filhos – Edição: 637B

vitaminas

Kika Nalli

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