Temos o maior emprego de nossas vidas: somos mães!

21/11/2016

comente

Gravidez e as mudanças corporais – Por Dr. Mario Farinazzo

Colaboradores

Desde o início do blog, nós sempre incentivamos as nossas mamães a se cuidarem (#mamãesecuida). Sabemos que nosso corpo passa por diversas transformações e a correria da maternidade acaba tomando todo o nosso tempo (e forças!)………..


GRAVIDEZ E AS MUDANÇAS CORPORAIS

Ao longo da gestação, o corpo da mulher passa por uma série de transformações. As mudanças estruturais, somadas a um verdadeiro bombardeio hormonal, criam as condições ideais para desenvolvimento, nascimento e  acolhimento do bebê.

É um dos maiores exemplos do poder de adaptação do corpo, em especial, da sua  capacidade plástica de se expandir e retornar `a sua forma original,  ou, próximo dela.

Mas, como exatamente o corpo reage a essas mudanças? Em outras palavras, o corpo pode realmente voltar ao seu estado original? Quais as precauções e os cuidados que podem ser tomados?

Como é um assunto extenso, tentaremos falar sobre pontos os mais importantes.

O que acontece com a pele?

A boa notícia, é que muitas mulheres apresentam uma pele mais brilhante e tonificada devido ao aumento da circulação local. Um escurecimento de algumas regiões (face, barriga, axilas, aréolas e etc) ocorre com frequência, mas na maioria dos casos voltam à sua coloração normal após o parto. As estrias podem aparecer principalmente nas mamas e abdome. O cuidado mais importante é a proteção solar com bloqueadores de fator 30 ou maior, além da hidratação constante da pele durante toda a gestação.

Como ficará minha barriga?

Não tem nada mais atrativo que uma barriguinha de grávida! Por tudo o que representa, causa um verdadeiro fascínio. Todos querem ver, tocar e até bater um papo com o inquilino do lado de dentro.  Por isso, não fique preocupada com o que pode acontecer com ela! Curta muito o momento e a hidrate bastante. Quando se expuser ao sol, vale a regra de sempre passar um protetor.

É muito comum  um pouco de flacidez de pele e um certo afastamento da musculatura do abdome após o parto. Exercícios para fortalecimento do abdome e uma dieta equilibrada são sempre bem vindos. Mas o mais importante é não ganhar peso em excesso durante a gravidez, lembrando que o recomendado é 9 a 13 kg para gestações únicas.

Quando uma cirurgia plástica para o abdome é indicada?

Chega um momento em que toda mulher, depois de tornar-se mãe, sente a necessidade de ver-se bonita e atraente. Nada mais saudável, pois elevar a auto-estima melhora muito a relação com todos à sua volta, podendo até tornar a educação dos filhos mais produtiva e prazerosa.

Esta é a ocasião certa para procurar um cirurgião plástico. A orientação é que a cirurgia seja realizada quando a mulher não deseja mais engravidar e quando já possui uma estrutura que permita se recuperar com tranquilidade. Falaremos detalhadamente sobre cada cirurgia em outra ocasião.
Como ficarão minhas mamas?

As mamas são consideradas um dos maiores símbolos de feminilidade para as mulheres. E como todas as fases da vida têm sua beleza, as mamas seguem o mesmo raciocínio. A mama túrgida, do decote de festa e colo imponente  pode ser muito atraente,  mas  a mama macia e quente  que nutre e conforta representa o órgão no auge de sua maturidade e complexidade. Curta-as em todas as situações!

Mulheres com mamas pequenas adoram a fase de produção de leite, na qual o órgão ganha proporção. Já após a amamentação, as mamas podem ficar menores, mais flácidas e caídas. Estrias podem estar presentes quando as mamas ficaram muito grandes. Mais uma vez, a hidratação é boa pedida.

Como posso melhorar o aspecto das mamas?

Além do uso de hidratantes e cremes clareadores  para regiões de escurecimento da pele (aréolas, axilas) as cirurgia plásticas da mamas podem ser indicadas. As mais comuns são as que retiram o excesso de pele associadas ou não à inclusão de uma prótese de silicone. São chamadas de Mastopexias. Em geral, podem ser realizadas 6 meses após a parada da amamentação e demandam 30 dias para a recuperação.


 

 

Promovida @ Mãe

0    comentários
4  AMEI!

Deixe uma resposta

clique aqui para carregar a versão desktop

© promovida @mãe - Todos os direitos reservados | DESIGN: my wishes gallery | programação: webonfocus

Muitas das imagens aqui divulgadas não são de nossa autoria. Se alguma foto for sua e você desejar que
ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada. contato@promovidaamae.com.br

já curtiu a nossa fanpage?
siga o nosso instagram:
@promovidaamae

© promovida @mãe - Todos os direitos reservados | DESIGN: my wishes gallery | programação: webonfocus

Muitas das imagens aqui divulgadas não são de nossa autoria. Se alguma foto for sua e você desejar que
ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada. contato@promovidaamae.com.br