Temos o maior emprego de nossas vidas: somos mães!

21/02/2017

comente

Fissuras de mamilo

Mamães e Papais

Amamentar é um lindo ato de amor e de saúde, mas pode ser um momento muito difícil e sofrido na vida de uma mãe! Como já contei aqui no blog, eu amava amamentar as meninas, achava delicioso aquele contato, as trocas de olhares, as maozinhas me acariciando… Mas nem tudo foi flores! No início senti muita dor e tive uma pequena fissura de mamilo. Via estrelas para amamentar até cicatrizar. Mas com um pouco de paciência e muita persistência tudo passou! A notícia boa foi que para amamentar a Lú, minha segundinha, foi tudo mais fácil!!!

Pesquisei sobre assunto porque acho super importante entendermos o que realmente são as fissuras, como preveni-las e os possíveis tratamentos.

Espero que ajude um pouquinho… Coragem mamães!!!!

Beijos!

fissura de mamilo

A fissura de mamilo nada mais é que uma rachadura que pode vir acompanhada ou não de sangramento.

Uma das principais causas de fissura é a pega incorreta do bebê durante a mamada. Veja aqui como garantir uma pega correta.

Outras causas são:

  • Deixar o bebê no peito quando ele não está mamando (o bebê fica “mastigando” o bico);
  • O bebê tenha candidíase (sapinho);
  • Pele muito ressecada;
  • Uso incorreto da bombinha para extrair leite

Como cuidar dessas fissuras?

1- Vá ao médico assim que possível. Pode ser o pediatra do seu filho, o ginecologista, a maternidade em que você deu à luz ou um banco de leite. Leve o bebê com você. É importante verificar se a pega do bebê no seio está correta, para que ele se alimente bem sem machucar seus mamilos, e para isso você vai ter de mostrar como está dando de mamar.
Com a orientação adequada, a amamentação não deve provocar nenhuma dor.

2- Não use sabonetes, álcool, pomadas ou perfume nos mamilos. A limpeza da área somente com água é suficiente.

3- Faça um banho de sol na região. Expor os seios durante 15 minutos à luz do sol ajuda na cicatrização. O horário ideal é antes das 11h e depois das 16h, por 10 a 15 minutos, sem filtro solar. Uma maneira discreta para tomar sol de dentro de casa ou do apartamento é usar uma camiseta cor da pele ou estampada com um pequeno círculo recortado na altura de cada mamilo. Assim, pelo menos à distância, não parece que você está sem blusa. Só não pode esquecer e sair por aí com a blusa cortada!

4- Passe o próprio leite materno ao redor dos mamilos. Faça isso antes e depois de amamentar — ajuda nas rachaduras e a prevenir infecções.

5- Tome um analgésico. Se a dor for muito forte, tome um analgésico cerca de 30 minutos antes de dar de mamar. Não deixe de conversar com seu médico sobre o tipo de remédio mais adequado ao seu caso.

6- Use conchas especiais entre as mamadas. Essas conchas minimizam o atrito do mamilo com o sutiã ou absorvente de seios. Eu usei e me ajudou muito!!!!

Se surgir uma fissura, posso continuar amamentando?

Você pode, sim, continuar amamentando. Os bebês geralmente ignoram a dor da mãe. Sangue no leite não causa nenhum dano ao seu filho.

A questão mais importante nesse caso é corrigir o problema e cicatrizar o mamilo o mais rápido possível, para que a amamentação volte a ser prazerosa para vocês dois.

Fonte: Baby Center Brasil

 

 

Kika Nalli

0    comentários
3  AMEI!

Deixe uma resposta

clique aqui para carregar a versão desktop

© promovida @mãe - Todos os direitos reservados | DESIGN: my wishes gallery | programação: webonfocus

Muitas das imagens aqui divulgadas não são de nossa autoria. Se alguma foto for sua e você desejar que
ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada. contato@promovidaamae.com.br

já curtiu a nossa fanpage?
siga o nosso instagram:
@promovidaamae

© promovida @mãe - Todos os direitos reservados | DESIGN: my wishes gallery | programação: webonfocus

Muitas das imagens aqui divulgadas não são de nossa autoria. Se alguma foto for sua e você desejar que
ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada. contato@promovidaamae.com.br