Exames durante a gravidez

Durante a gravidez, podemos passar por períodos de preocupação e insegurança. Por isso, vale muito a pena procurarmos um ginecologista/obstetra que nos passe total confiança!
Quando engravidei da Laurinha, pesquisava e questionava muito o meu obstetra sobre a necessidade de realizar vários exames. Apesar da minha gestação ter sido maravilhosa, gostava sempre de checar se realmente estava tudo bem. Depois que a Laura nasceu, parei para pensar na minha gestação e chegamos a conclusão de que gostaríamos de trocar de médico para a nossa segunda gravidez.
E acertamos… Minha nova obstetra seguiu o pré natal à risca e me passou muita confiança em todos os aspectos durante a gestação!
Fiz um levantamento através de dados da Organização Mundial de Sáude (OMS) para montar para vocês esse guia de exames que a OMS lista como obrigatórios e recomendados durante cada trimestre da gestação!
Lembrando sempre, que cada gravidez é única, que a confiança no seu médico deve existir e que em qualquer momento de dúvida, vocês possam discutir abertamente sobre o assunto!
Beijos!!!
* 1 º Trimestre:
– Glicemia de Jejum
– Hemograma completo
– Urina 1 e Urocultura
– Sorologias
– Sífilis
– HIV
– Hepatite B e C
– Tipagem sanguínea
– Toxoplasmose
– Rubéola
– Citomegalovírus
– Papanicolau
– Ultrassonografia endovaginal
– Ultrassonografia Morfológica do 1º trimestre
OBS: Se você já estava planejando a sua gravidez, provavelmente o seu médico já pode ter solicitado alguns desses exames antes mesmo de você engravidar!
* 2º Trimestre:
– Ultrassonografia Morfológica do 2º trimestre
* 3º Trimestre:
– Repetir as sorologias realizadas no 1º trimestre
– Teste de sobrecarga com glicose
– Ultrassonografia obstétrica
– Cardiotocografia
– Dopllervelocimetria colorida
– Pesquisa da bactéria Streptococo B
Comentários

About Author