Escova de dente elétrica – É recomendado para crianças?

O uso da escova elétrica em crianças é outro assunto polêmico. Já questionei vários dentistas e as opiniões não são unânimes. Alguns são radicalmente contra, outros acham melhor o uso da escova manual e outros são bem permissíveis!
Quando a Laura ganhou seus primeiros dentinhos, usei uma escova manual, com a cabeça bem pequena e as cerdas macias. Porém, ela precisou fazer Fono e a profissional pediu para que eu usasse a escova elétrica. No início achei difícil o manuseio e as opções de escova não são tão grandes quanto às manuais. A Laura também estranhou um pouco. Ficava aflita quando tinha que colocar a escova um pouco mais para dentro da boquinha dela, para escovar os dentes posteriores. Com o passar do tempo ela se acostumou e hoje em dia adora!
A dentista que a acompanhava na época não era muito à favor da escova elétrica. Dizia não proporcionar uma escovação tão adequada quanto com a manual. Mas os retornos da Laura em consulta, mostravam que os dentes dela estavam muito bem escovados, com pouca placa e nenhuma cárie! Já a odontopediatra que a acompanha hoje não tem nenhum problema com o uso da escova elétrica. Ela diz que vai da demanda de cada paciente.
A Luísa não teve a necessidade do uso da escova elétrica como a Laura, e acabei optando por mantê-la com a escova manual.
Achei uma matéria bem interessante sobre os prós e contras do uso da escova elétrica para dividir com vocês!
Vocês já utilizaram ou utilizam a escova elétrica com os filhos? Qual a opinião dos dentistas?
Conte pra gente a sua experiência!!!
Beijos!!!

Profissional contra a escova elétrica:

Argumentos contra a escova de dente elétrica:
– Com a escova manual  você pode fazer movimentos mais precisos e eficientes sem necessidade de se desgastar ou de fazer grandes esforços.
– Outro fator é que essas escovas não possuem tanta variedade no que diz respeito a tamanho da cabeça, características das cerdas e formatos do cabo.
– Com a escova de dente elétrica, você precisará ter mais controle na utilização. Com os movimentos automáticos, você precisará ter cuidado para não machucar as gengivas, lábios ou mesmo escovar com muita força.
Argumentos a favor da escova de dente elétrica:
– São extremamente aconselhadas em casos de pacientes que possuem dificuldades psicomotoras. Algumas síndromes ou problemas de desenvolvimento provocam dificuldades psicomotoras que podem ser minimizadas pela utilização da escova de dente elétrica.
– Se você quiser utilizar, tem que procurar as cerdas mais macias possíveis, com uma cabeça da escova o menor possível e o cabo o mais fino possível e isso normalmente está ligado ao preço. Isso quer dizer que essas escovas são de marcas mais caras e modelos mais caros.
– Não  é recomendado o uso desse tipo de escova para crianças em formação. A mecânica e o hábito de escovação são importantes durante o desenvolvimento e a escova de dente elétrica pode romper essa evolução e criar um adulto preguiçoso para escovar os dentes o que pode causar uma série de problemas bucais.

Profissional a favor da escova elétrica:

Vantagens da escova de dente elétrica:
Uma das grandes vantagens da escova de dente elétrica é o fato de ela realizar um movimento rotativo. Por meio deste movimento, que permite que a área das cerdas seja mais diminuta, é possível alcançar aqueles lugares que uma escova normal dificilmente limparia.
Apesar de ser tão eficiente quanto a manual, a escovação elétrica, em alguns casos, como de dificuldade motora ou problemas gengivais, mostra-se até melhor, pela facilidade do uso. A escova de dente elétrica realiza movimentação suave, constante e padronizada, o que diminui as chances de as gengivas e o esmalte sofrerem com escovação forte demais.
Quando se trata de crianças, as vantagens são ainda maiores, pois, a partir de determinada idade, ela começa a adquirir maior autonomia, fazendo com que ela própria realize a sua higiene dentária. Nessa fase, o uso de uma escova de dente elétrica permite a ela fazer isto de forma eficaz. Além de motivar a criança a fazer a sua limpeza dentária, a escova de dente elétrica diminui a força da escovação. O mesmo benefício pode ser elencado às pessoas que apresentam alguma incapacidade em sua movimentação, como os idosos.

Troca pela escova de dente elétrica:

Como nem todo mundo conhece o modo correto de escovar os dentes, e mesmo aqueles que dominam a técnica podem incorrer em determinado vício, deixando sempre uma zona por limpar, a substituição da escova manual pela escova de dente elétrica se torna ainda mais benéfica. Isto porque a escova de dente elétrica possui uma vibração em suas cerdas que contribuem para uma limpeza mais profunda em lugares de difícil alcance e torna as gengivas mais saudáveis.
Outra vantagem da escova de dente elétrica é que, em alguns modelos, há um temporizador que indica o tempo exato para se escovar cada um dos quatro quadrantes da boca. Além disto, o aparelho ainda desliga automaticamente após dois minutos de escovação, sendo este o tempo recomendado pelos dentistas para uma limpeza eficaz. Alguns modelos de escova de dente elétrica ainda possuem tecnologia de movimentos 3D (oscilação, rotação e pulsação) que elimina até 100% mais placa do que as escovas manuais comuns, evitando o surgimento de problemas como gengivite e tártaro.

Cuidados com a escova de dente elétrica

Apesar de também ter que ser trocada a cada três meses, a escova de dente elétrica só exige a substituição do refil, não sendo necessário adquirir uma nova escova. Como grande parte dos modelos atuais de escova de dente elétrica é recarregável na tomada, ela mantém máximo desempenho durante 100% do tempo, ao contrário de uma escova que funciona com pilhas, visto que a escova diminui a quantidade de movimentos na medida em que a bateria vai perdendo sua potência.
Fonte: Doutissima
Comentários

About Author