Escorpião: é melhor prevenir do que remediar

Ultimamente temos escutado com maior frequência casos de picada de escorpião. Morro de medo! E a maioria das vezes, essas picadas ocorrem dentro de casa!

Os escorpiões podem ser encontrados em todo o Brasil, tanto nas cidades quanto na zona rural.

Portanto mamães e papais, todo cuidado é pouco!!! Assim como a Dengue, a prevenção é a melhor forma de combate contra os Escorpiões!

Bora tomar os cuidados necessários para evitar acidentes com toda a família!

Beijos!

escorpiao

Escorpiões – Quem são?

São animais venenosos, mas pouco agressivos. São carnívoros e alimentam-se principalmente de grilos e baratas.

De hábitos noturnos, os escorpiões se escondem durante o dia em locais quentes, escuros e úmidos, como cascas de árvores, pedras, troncos podres, madeiras empilhadas, entulhos e telhas.

Como acontecem as picadas?

As picadas são quase sempre acidentais e ocorrem quando as pessoas entram em contato com locais onde os escorpiões estão escondidos.

Como eles entram nas casas?

Eles entram principalmente pelas redes de esgoto sanitário e pluvial, instalações elétricas e telefônicas, fosso de elevador ou frestas. Também podem acompanhar materiais de construções.

Sintomas:

Dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local são os sintomas mais comuns da picada de escorpião. Nos casos mais graves, pode acarretar aumento da frequência cardíaca, suores, enjoos, dificuldade para respirar, queda de pressão. Geralmente, as crianças ficam inquietas e apresentam movimentos descoordenados.

Tratamento:

Não use remédios caseiros e evite a automedicação.

São medidas importantes aplicar gelo no local, proteger a pele com um pano limpo, tomar analgésicos comuns para alívio da dor e permanecer em repouso.

Alguns escorpiões, porém, possuem um veneno muito tóxico. Se o quadro não regredir e a pessoa (especialmente se for criança) apresentar sonolência e pressão baixa deve ser encaminhada imediatamente para atendimento médico, levando consigo, sempre que possível, o animal que a atacou. Isso ajuda a identificar com mais rapidez o antídoto que deve ser administrado.

Como prevenir?

Mantenha sua casa, o quintal, o jardim sempre limpos, sem acúmulo de lixo ou de objetos que possam servir de esconderijo para escorpiões;

Instale telas nas portas e janelas. Vede as frestas;

Proteja as soleiras das portas com borrachas ou sacos de areia;

Mantenha os ralos das pias, tanques e banheiros fechados;

Examine roupas e calçados antes de usá-los;

Use botas de cano longo, mangas compridas e luvas quando manipular objetos em locais que possam servir de abrigo para escorpiões;

Elimine as baratas. Elas são o alimento preferido do escorpião;

Não mate as lagartixas, pois elas são inimigas naturais do escorpião;

Mantenha limpas e vedadas as caixas de gordura, esgoto e de rede elétrica e telefônica;

Conserve camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede. Evite que os lençóis toquem o chão.

Fonte:

Folheto que estava no elevador da casa da minha mãe!

Site do Dr. Dráuzio Varella

 

Comentários

About Author