E as férias acabaram…

Nem sempre o início das atividades escolares pode ser um período muito fácil! A falta de rotina nas férias, os horários para dormir e acordar, atividades, etc podem gerar bastante ansiedade e angústia na volta às aulas.

Como vocês acompanharam, passei alguns dias com minha família em BH e folheando uma revista local encontrei esse passo a passo com várias dicas maravilhosas para um bom início escolar!

Espero que ajude bastante e que os filhotes se acostumem rápido com as aulas novamente!

Um bom início de ano letivo a todos nós!!!

Beijos!

fim-das-ferias-2

  • Cerca de 10 dias antes do início das aulas comece a readaptar o horário de dormir e de acordar da criança.
  • Vá também ajustando os horários de atividades corriqueiras do dia a dia escolar, como hora de tomar café, almoçar e tomar banho.
  • Respeite o ritmo do seu filho e o inclua em decisões, na medida do possível, ao montar o cronograma do novo ano: pergunte-o sobre o horário de fazer o dever ou o turno em que ele fará aula de inglês.
  • Envolva seu filho nas atividades que antecedem o início das aulas, como compra de material e uniforme, organização do estojo, encapar e etiquetar cadernos, etc.
  • De acordo com cada idade, escolha tarefas pelas quais o aluno pode ficar responsável, como apontar os lápis, limpar o apontador ou separar o material que poderá ser reutilizado.
  • Evite o discurso de que as férias são o período de recompensa depois do “tédio” ou do “peso” das aulas: tente trabalhar a ideia de que nesse período é uma pausa, um momento de descanso (nem melhor, nem pior que as aulas).
  • Converse com a criança sobre como será o próximo ano, aguçando sua curiosidade e interesse sobre novas atividades, novos colegas, novos espaços.

Fonte: Revista Encontro Nº188

Comentários

About Author