Gravidez e direção

Gravidez e direção combinam? Posso dirigir até o final da gestação?

 

Quando estava grávida da Laura, trabalhei e dirigi quase até o final da gravidez. Lembro de ter discutido várias vezes essa questão com o meu obstetra. Ele dizia que gravidez e direção era um assunto polêmico pois dependia de uma avaliação individual da saúde de cada mulher.

Hoje não existe uma lei de trânsito que envolva a gravidez e direção, mas vale lembrar que o bom senso + a opinião do seu médico devem ser os fatores principais na hora de tomar a decisão de até quando dirigir!

Já escrevi também um post super bacana falando dos riscos e cuidados que a grávida deve tomar nos mais variados meios de transporte. Vale a leitura!

Especificamente para o carro separei várias informações para vocês!

Até quando a grávida pode dirigir?

Qual é o real risco de dirigir grávida?

A proximidade do volante da barriga é um dos pontos mais preocupantes. Se a barriga estiver muito grande, diante de qualquer freada, há risco de que ela se choque com o volante. Mesmo uma batida de menor intensidade pode causar descolamento da placenta ou rompimento da bolsa

Devo usar cinto de segurança?

O uso do cinto de segurança é obrigatório e deve ser um cinto de 3 pontas.

O jeito certo de usar o cinto de segurança é cruzar a faixa superior no ombro, entre os seios, e a inferior abaixo da barriga, sobre o abdômen, nunca sobre o útero.

Como a grávida deve usar o cinto de segurança

Carro automático ou manual?

Se possível, dê preferência aos carros automáticos. Os movimentos com o pé para troca de marcha são superiores aos recomendados às gestantes.

Quais são as maiores causas de um desastre de carro?

As maiores causas  são enjoo, náusea e distração, que contribuem para que as mulheres percam o controle do veículo.

E trajetos longos? Devo tomar algum cuidado específico?

Faça paradas frequentes em locais seguros e saia do automóvel para esticar as pernas. O inchaço, principalmente na fase final da gravidez, dificulta a agilidade da mulher. Caminhe, beba líquido, descanse e retome a rota.

Quando está totalmente contra indicado para a grávida dirigir?

Mulheres com aumento do útero por gravidez de gêmeos, com o fundo uterino acima do esperado, pressão alta, pés inchados, tomando remédios para enjôo e com sangramentos ou rutura da bolsa d’água não devem dirigir.

Fontes: Revista Crescer, Ituran Rastreadores

 

Comentários

About Author