Dicas para transportar as crianças na bike

As ciclofaixas aqui em São Paulo estão cada dia mais extensas. Antigamente, aos domingos, grande parte das pistas eram interditadas transformando-as em ciclofaixas. Agora, a cidade está em obra para termos ciclofaixas definitivas.

Outro dia estávamos passeando com as meninas no parque e comecei a observar a grande quantidade de pais levando seus filhos em cadeirinhas na bicicleta. Graças a Deus grande parte estava fazendo o uso dos equipamentos de proteção, porém ainda com frequência reparei várias pessoas e crianças sem proteção nenhuma.

Aquilo me dava até um frio na barriga… Há um tempo atrás tinha lido uma pesquisa da universidade de Campinas ( se não me engano… Por favor me corrijam se estiver errada!) que falava que as crianças eram as principais vítimas de acidentes graves de bicicleta.

Resolvi pesquisar algumas dicas para transportar de forma segura e correta as crianças na bicicleta. Espero que sirva como um alerta para quem ainda não faz uso desses equipamentos e que continue motivando as pessoas que usam a não pararem de usar!

Vocês andam de bike com os filhos? Como se protegem?

Beijos!

– Não existem normas ABNT e nem do Inmetro com relação às cadeirinhas para transporte. Assim, o ideal é optar por algum equipamento que tenha certificação internacional e que seja de marca conhecida (ex: Topeak, Polisport, Isapa.

– Fique muito atento ao manual para fixação, que deve ser “seguido à risca”, evitando adaptações ou gambiarras.

– Na hora da compra devemos checar se a cadeirinha se adapta bem ao modelo da bicicleta. Se puder, leve sua bicicleta e a criança que será transportada ao local da compra para ver se o conjunto se “encaixa” perfeitamente.

– Se possível, opte pelos modelos do tipo “concha”, que envolvem toda a lateral do corpo da criança, evitando lesões em caso de queda.

– A cadeirinha deve estar sempre adaptada ao peso e ao tamanho da criança. Normalmente, a dianteira é feita para crianças de até 15 quilos e a traseira é usada para crianças de até 22 quilos. Além do peso, verifique o tamanho e veja se a criança não está muito apertada no equipamento.

– As crianças obrigatóriamente devem usar capacete. Existem também joelheiras e cotoveleiras.

– O ideal é que o condutor comece devagar e treine o transporte em percursos menores. Pedale sempre defensivamente e em velocidade de passeio.

Fonte: Site “Eu vou de Bike”

bike

Comentários

About Author