Dicas para o desfralde

Eu e a Fefa já fizemos alguns posts sobre as nossas experiências com o desfralde (veja aqui, aqui e aqui).
Estou começando a reviver essa fase com a Luísa. Ela já vai fazer 2 aninhos e em alguns momentos já pede para fazer xixi no vaso. Como o desfralde diurno da Laura foi bem complicado e traumatizante estou lendo e relendo várias coisas sobre o tema.
Hoje mesmo estivemos no evento de lançamento do livro da pediatra Dra. Ana Escobar e uma das questões levantadas durante o bate papo foi o desfralde. Ela explicou que o desfralde diurno acontece à partir de 2 anos (até os 3 anos) e o noturno à partir dos 3 (podendo ir até aos 4 anos), porém sempre lembrando que cada criança tem um ritmo e uma demanda. Ela também ressaltou que nunca devemos antecipar o desfralde. A criança irá nos dar indícios que ela está pronta!
Separei várias dicas interessantes sobre o tema!
Espero que ajude de alguma forma! Boa sorte!!!
Beijos!

* Diversão no banheiro:
– Coloque um produto de limpeza de cor azul na água do vaso sanitário e mostre ao pequeno que, se ele fizer xixi lá a água ficará verde
– Deixe livrinhos no banheiro para a criança se distrair
– Faça uma cartela onde o bebê possa colar adesivos como prêmio para cada xixi no lugar certo (deixe os maiores e os mais especiais para quando for cocô)

* Livros que podem ajudar o processo de retirada da fralda:
– O que tem dentro da sua fralda? (Brinque Book)
– Cocô no trono (Companhia das Letrinhas)
– O que é que se faz com um penico? (Salamandra)
– Hora do penico: para meninas e para meninos (Salamandra)
– Meu penico (Panda Book)
– Da pequena Toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela (Companhia das Letrinhas)

* DVD:
– O urso da casa azul: crescendo e aprendendo

* Aplicativos:
– Potty Time with Elmo
– Pepi Play

* Dicas:
– Evite roupas como jardineiras, macacões, vestidos complicados, meia-calça e calça com cinto. Prefira roupas fáceis de colocar e tirar.
– Lembre de usar um protetor de colchão impermeável
– Incentive a criança a dar o restante do pacote de fraldas para um bebê mais novo. Ela se sentirá grande e estimulada.

* Passo a passo para tirar a fralda em 1 mês:
– 1ª semana:
Leve o pequeno ao banheiro a cada duas horas para fazer xixi. No caso do cocô, respeite os horários de costume. Espere sempre ao lado dele, sem apressá-lo, até que finalize a tarefa. Limpe-o e vista a cueca ou calcinha. Vale cantar parabéns e festejar as primeiras vezes do xixi e do cocô no vaso.
– 2ª semana:
Continue levando a criança para fazer xixi e cocô, mas deixe-a sozinha no banheiro. Peça que chame quando tiver terminado. Recaídas são esperadas, jamais dê bronca.Em vez disso, diga coisas como: “você fez xixi na calça, mas não tem problema. Da próxima vez conseguirá chegar a tempo ao banheiro.”
– 3ª semana:
Deixe a decisão de ir ao banheiro por conta da criança, mas pergunte se ela não está com vontade pelo menos umas quatro vezes ao dia. Atenção: quem limpa o pequeno são os pais, mas mostre a ele como se faz. Nunca se esqueça de apertar a descarga e lavar as mãos depois de usar o banheiro. A criança aprende com o exemplo.
– 4ª semana: Agora não pergunte nem ofereça. Deixe que a criança vá ao banheiro por conta própria. Tenha paciência nessa hora.

Fonte: Revista Cláudia Bebê (edição 627B)

Comentários

About Author

4 Comentários

  1. Meu filho tem 2a e 4m..e não faz questão nenhuma de sair da fralda..no começo do ano eu e a escola tentamos desfraldar mas sem sucesso! Ele sabe toda a teoria de q qdo fica sem fralda tem q pedir pro papai ou pra mamãe..mas ele não pede e sempre faz no chão e eu só descubro qdo estou andando pela casa e piso no xixi…ele só pede pra ir ao banheiro pra fazer graça…essa semana vamos fazer mais uma tentativa na escola..estou bastante ansiosa…