Dicas para fazer uma escolha saudável – Por Dra. Andrezza Botelho

Tenho uma rotina muito corrida. Existe alguma forma de fazer uma escolha saudável na minha alimentação e garantir meu bem estar e saúde?

Hoje em dia, ninguém tem tempo sobrando… Os meses, os anos estão passando tão rápido que quando vemos, o ano já acabou. Uma loucura!!! E você já parou para pensar no quanto é importante fazer uma escolha saudável de vida?

Porque nessa correria, muitas vezes nos esquecemos do que nos mantém vivos: nossa saúde!

Mas como fazer uma escolha saudável e balanceada no caos do dia a dia? Nossa colunista nutricionista, Dra. Andrezza Botelho, vai dar dicas práticas e funcionais para garantir uma boa alimentação e qualidade de vida!

Alimentação balanceada no dia a dia

Faculdade, trabalho, família, afazeres domésticos e vida social preenchem todo o nosso tempo. Dentro desse contexto atarefado, ter uma alimentação saudável e balanceada se torna um grande desafio.

Quem nunca almoçou um enorme sanduíche gorduroso na mesa de trabalho, em frente ao computador? Essas atitudes, tão comuns na rotina de muita gente, são extremamente prejudiciais a longo prazo.

Alimentar-se mal faz com que seu corpo trabalhe sobrecarregado e sem todos os nutrientes de que necessita para funcionar corretamente. Cansaço, falta de energia, irritação, dificuldade de concentração e baixa imunidade tendem a aparecer com o tempo, afetando bastante seu desempenho e produtividade.

Porém, mesmo com a rotina corrida, é possível sim ter uma alimentação saudável e equilibrada. Para isso, é necessário saber fazer escolhas corretas e dedicar alguns minutinhos de seu dia para programar suas refeições.

É sempre mais fácil escolher o que nossos olhos pedem e não o que nosso corpo necessita.

Dar o primeiro passo é muito importante, porém ser perseverante é essencial. Essas mudanças não serão nenhum tipo de tortura, mas sim descobrimento de um novo prazer: sentir-se bem consigo mesmo.

Aqui vão algumas dicas de substituições que todos nós devemos fazer para ter uma vida mais saudável e nutritiva:

  • Consuma frutas, legumes e verduras todos os dias. Você deve preferir as que estejam em seu período de safra, pois preservam as vitaminas e minerais, e são mais baratas. Aproveite estes alimentos de maneira total, buscando o máximo aproveitamento das folhas, talos, cascas e sementes.
  • Procure incluir proteínas, animal ou vegetal, na sua alimentação, se possível em todas as refeições pois além de manter massa magra dá saciedade. As proteínas são importantes na manutenção da sua saúde e são encontradas em carnes, ovos, peixe e proteína de soja.
  • Consuma fibras e alimentos integrais, pois são ricos em vitaminas do complexo B e minerais. As fibras são a parte não digerível do amido e traz inúmeros benefícios para o funcionamento intestinal. Melhoram a formação de bolo fecal, facilitam a evacuação e mantém a microbiota intestinal saudável.
  • Substitua as farinhas refinadas e arroz polido (branco) por produtos integrais, pois possuem mais nutrientes. Assim como arroz e pães integrais, os grãos como feijões, grão de bico, frutas, verduras e legumes também são ótimas fontes de fibras.
  • Reduza o açúcar refinado na alimentação. Prefira usar mel ou melado de boa qualidade, quando se fizer necessário. Procure evitar refrigerantes e guloseimas em geral.
  • Reduza o sal. O ideal é usar ervas e temperos para realçar o sabor dos alimentos.
  • Também vale a pena ficar de olho nos temperos industrializados que apresentam grande quantidade de sal escondido.
  • Sal em excesso promove aumento da pressão arterial, maior retenção hídrica e prejuízo da função renal.
  • Evite usar gorduras animais. Prefira azeite ou óleo vegetal na preparação dos alimentos e para temperar saladas.
  • Dessa forma, diminuir o consumo dos alimentos com gordura saturada e trans e aumentar o consumo dos alimentos ricos em gorduras insaturadas, traz benefícios à sua saúde. Lembrando sempre, que a gordura, mesmo que boa, não deve ser ingerida em excesso principalmente por levar ao ganho de peso.
  • Beba pelo menos 2 litros de água por dia, evitando tomar líquidos nas refeições principais.
  • O bom consumo de água auxilia no transporte e absorção dos nutrientes, excreção de toxinas, bom funcionamento intestinal, controle da temperatura corporal e entre outros. Além disso, a boa hidratação auxilia na manutenção da pele e da saúde dos cabelos.
  • Leite: Consumir leites, iogurtes são ótimas fontes de cálcio, mas procure substituir por desnatado ou semi-desnatado, pois tem menor índice de gordura saturada.

O acompanhamento com uma nutricionista pode ajudar nessas escolhas, mas não se esqueça que a sua determinação na mudança faz toda a diferença!

Andrezza Botelho – Nutricionista funcional Pós graduada em estética e cosmetologia.

Proprietária e diretora científica da Clínica Andrezza Botelho Nutrição e Bem Estar.

Tel: (011) 50821598

Instagram: @drandrezzabotelho

 

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