Crianças e Surf

Crianças e Surf é um tema que resolvi escrever depois das últimas férias.

Eu até fiz uma enquete no Instagram Stories e foi quase unanime o voto de sim para eu falar sobre o assunto aqui!

Quem acompanha nas redes sociais viu que os meninos fizeram aula de Surf e eu também!

O Rafa já estava interessado no assunto desde o Dia das Crianças do ano passado quando ganhou uma prancha, mas o Felipe tinha o maior receio.

Até o final de 2017 ele tinha um pouco de receio do mar, entrava, mas sempre inseguro. Não se jogava em onda. Em janeiro, perdeu completamente o medo.

Com isso, eu o incentivei a experimentar a aula de surf na praia que ficamos sempre. Ele não estava afim até eu falar que faria também. (a gente se mete em coisas jamais pensadas antes pelos filhos)

Ele topou e fomos os três fazer aula. 🙂

Ter essa experiência aos 36 anos de idade com meus dois amores foi incrível!


Depois da primeira aula eles fizeram mais algumas e passaram a gostar do negócio.

Além de ser um esporte completo, percebo que mexe com a auto estima. Eles se sentem grandes, capazes de superar desafios.

Pretendo incentivar muito os meninos na prática de agora em diante.

Achei um texto bem legal sobre os benefícios de crianças e surf e alguns vídeos de pitucos super radicais.

Depois me contem se os filhos de vocês também fazem e dicas!

Vou amar saber e executar!

Beijocas

Quais são os benefícios dessa prática esportiva?

Surfar é uma atividade física completa, pois não só trabalha todos os grupos musculares do corpo, já que os praticantes precisam fazer força ao bater as pernas e os braços, como também desenvolve a capacidade pulmonar e resistência cardiovascular, sendo um ótimo exercício aeróbico para a criançada.

Além disso, o surf também é muito bom para o equilíbrio e a postura dos pequenos, propiciando um crescimento saudável e colaborando para a melhoria de aspectos psicomotores como a coordenação e a consciência corporal.

Isso sem falar dos benefícios psicológicos. Por ser uma atividade divertida e lúdica, ela melhora a autoestima das crianças, a sua capacidade de concentração, o sono, o humor e ainda promove a interação social.

Isso inclui também usar os equipamentos apropriados, como uma prancha compatível para a idade da criança, o strap que é a corda que prende a prancha ao tornozelo do praticante e boias para os pequenos. Mesmo assim, as crianças nunca devem entrar na água sem a supervisão de um adulto.

Também é superimportante passar protetor solar, preferencialmente aqueles à prova d’água, e reaplicar o produto após longos períodos no mar. E se seu filhote acabar sem querer manchando as suas roupas com o protetor, é só usar alvejante para remover facilmente as manchas.

Até os 6 anos, a atividade é mais recreativa, sendo que o desafio é conseguir se manter em cima da prancha bem no rasinho. As crianças só aprendem a remar e ir um pouco mais para o fundo, mas ainda antes da arrebentação, a partir dos 8 anos de idade. É só a partir dos 12 anos que eles começam a aprender as primeiras manobras sobre as ondas.

A partir de que idade as crianças podem começar a praticar?

A recomendação é que a criança tenha pelo menos 4 aninhos para começar a praticar surf. Isso porque, geralmente, é só a partir dessa idade que a criança tem a coordenação motora necessária para desenvolver os movimentos. É indicado ainda que as crianças estejam aprendendo a nadar antes de começar a praticar o esporte.

Por fim, como é uma prática esportiva feita ao ar livre e em contato com a natureza, ela desperta nos praticantes um enorme senso de respeito e proteção ao meio ambiente. É ou não é um esporte cheio de benefícios?

Quais são os cuidados que devem ser tomados?

A segurança vem sempre em primeiro lugar! As primeiras lições de surf devem começar ainda na areia. Para que a criança possa respeitar o mar, antes ela precisa conhecê-lo bem: onde ficam os buracos, o que é uma vala, como conseguir se localizar na água, como identificar para onde a correnteza está puxando, etc.

Até os 6 anos, a atividade é mais recreativa, sendo que o desafio é conseguir se manter em cima da prancha bem no rasinho. As crianças só aprendem a remar e ir um pouco mais para o fundo, mas ainda antes da arrebentação, a partir dos 8 anos de idade. É só a partir dos 12 anos que eles começam a aprender as primeiras manobras sobre as ondas.

Fonte: Minuto Criança Apesar do Artigo dizer que crianças fazem manobras nas ondas a partir de 12 anos de idade, achei vídeos de crianças bem pequenas arrasando. Confiram abaixo!

Steve Roberson

Steve é o caçula dessa galera, com apenas 4 anos de idade o local de Honolua Bay já desponta como uma promessa havaiana. Esse vai dar trabalho.

Quincy Symonds

Local da Gold Coast Austrália, Quincy é considerada a melhor surfista de 6 anos do mundo.

Kobi Clements

Local da Austrália, Kobi surfa desde 1 ano de idade. Atualmente ele tem 9 anos e coleciona patrocinadores.

Comentários

About Author