Conchas para amamentação

Você sabe o que é uma concha para amamentação? Para que serve, quais os modelos e como utilizá-las?

 

As conchas para amamentação foram minhas aliadas enquanto amamentei as meninas! Tinha uma grande produção de leite (graças a deus!) e as conchas me ajudavam muito na questão do vazamento.

Além disso, tinha a sensação que, ao utilizá-las, minhas mamas não ficavam tão duras e cheias, o que contribuía muito para aliviar as dores nos seios.

Outra aspecto super positivo das conchas para amamentação foi que elas impediam que os meus mamilos ficassem feridos com o atrito no sutiã ou nos absorventes de seios.

O que são as conchas para amamentação?

 

O que são as conchas para amamentação:

São dispositivos plásticos (na maioria das vezes,) em forma de discos, higiênicos e esterilizáveis.

Possuem um orifício central para a acomodação dos mamilos e um furo de ventilação na parte de cima da concha.

São posicionados abaixo do sutiã de amamentação.

Tipos de conchas para amamentação:

Hoje em dia as conchas oferecidas no mercado se adequam ao período vivido pela mulher e suas necessidades. São basicamente 2 tipos:

  • Base rígida: são recomendadas para a preparação dos mamilos para a fase de amamentar, especialmente se os mamilos forem planos ou invertidos. Assim, a recomendação é de que seja usada a partir do oitavo mês de gravidez ou no período da amamentação durante algumas horas do dia.
  • Base flexível: recomendadas para serem utilizadas imediatamente após o parto. Em sua maioria, possuem orifícios de ventilação que devem ser posicionados para cima. São indicadas para proteger mamilos fissurados e evitar atritos com as roupas, diminuir o ingurgitamento e coletar excesso de leite impedindo vazamentos.

Como utilizar as conchas para amamentação:

Elas devem ser acomodadas diretamente sobre as mamas, mantendo o furo de ventilação para cima. Isso garante que os mamilos se posicionem livremente dentro do orifício central.

O sutiã pode ser vestido normalmente depois disso e não há problema em usar a concha diariamente, retirando apenas para dormir ou na hora em que for dar o peito ao bebê.

Cuidados com as conchas para amamentação:

  • Conchas com ausência de buracos de ventilação impedem a circulação de ar, aumentando a umidade e calor, favorecendo infecções e aparecimento de fissuras.
  • Devem ser frequentemente higienizadas com água e sabão e fervidas.
  • O leite coletado e armazenado na concha não deve ser utilizado pelo risco de contaminação.
  • Deve-se evitar o uso em mulheres com mamilos sadios ou sem vazamentos frequentes.

Fonte: Fortíssima

 

 

 

Comentários

About Author