Como escolher o transporte escolar

Como escolher o transporte escolar do meu filho? O que devo levar em consideração?

 

O transporte escolar pode ser uma boa alternativa para os pais que trabalham o dia todo. Porém é preciso um olhar cuidadoso na hora da escolha!

Não tenho a experiência como mãe, pois consigo levar e buscar as minhas filhas! Mas tenho muitas amigas que dependem do transporte escolar.

Levando em consideração que nas grandes cidades a criança pode ficar várias horas dentro do transporte escolar é importante que, além do compromisso com a segurança, os profissionais estejam também preocupados com a educação. No trânsito caótico de São Paulo então…

Separei várias dicas para que vocês possam fazer uma boa escolha do transporte escolar do seu filho!

Boa sorte!

Como escolher o transporte escolar

Dicas para o transporte escolar:

  • Antes de contratar um prestador de serviço, verifique as condições do veículo e a documentação pessoal do motorista;
  • Busque referências sobre o prestador de serviço na escola, com outros pais, no sindicato dos motoristas ou no Detran;
  • Exija que o embarque e desembarque das crianças sejam feitos por um monitor que as acompanhe dentro da van e sempre pelo lado da calçada;
  • Tenha a certeza de que às crianças são deixadas à frente da escola e na porta de casa, sem necessidade de atravessar ruas;
  • Verifique as condições de higiene do carro e o número de cintos de segurança. Toda criança transportada deve usar, individualmente, o cinto de segurança ou a cadeirinha apropriada para o seu peso.
  • Ensine a criança a ficar sentada enquanto o veículo estiver em movimento, sempre afivelar o cinto de segurança, não falar com o motorista enquanto ele estiver dirigindo, respeitar o monitor do veículo, e descer do veículo somente quando ele tiver parado totalmente;
  • Sempre converse com a criança sobre o que acontece durante a viagem para avaliar se todas as medidas de segurança estão sendo realizadas.

Fonte: ONG Criança Segura

Comentários

About Author