Como congelar e descongelar o leite materno

Existem várias situações, durante o período de amamentação, em que você precisará se ausentar (volta ao trabalho, algum compromisso profissional ou até mesmo pessoal).

Isso não significa que o seu filho precisará de parar de ingerir o leite materno! Basta você se programar para retirá-lo e certificar-se de que está tomando todos os cuidados para garantir o armazenamento adequado do seu leite.

Esse post foi escrito com muito carinho para que as mamães que estão amamentando não sofram quando precisarem sair de perto da “cria”! Aproveitem!

Beijos!

* Como tirar o leite:

Você pode extrair seu leite com as próprias mãos ou com bombas de sucção. Eu particularmente não conseguia extrair muito bem manualmente. Aluguei uma bomba de sucção elétrica que me ajudou muito!

É importante manter a bomba sempre limpa e esterilizada

Seja qual for o processo de extração, não se esqueça de higienizar as mãos e mamas antes de começar a ordenha.

Evite também conversar (saliva), espirrar ou tossir, Caso esteja resfriada, opte pelo uso de uma máscara descartável.

* Como armazenar:

Opte por potes de vidro esterilizados e identifique-os com uma etiqueta com o dia que retirou o leite.

Existem recipientes próprios para armazenar o leite de várias marcas bacanas. Para quem já sabe que irá retornar cedo ao trabalho, vale a pena investir como item do enxoval.

A melhor maneira de esterilizar o potinho onde o leite materno vai ser guardado é fervendo-o por 15 minutos, ou usando esterilizadores de microondas pelo tempo determinado na embalagem do esterilizador.

O recipiente deve secar naturalmente, de boca para baixo em cima de uma toalha, ou então dentro de um pote maior, fechado. Só depois que o recipiente tiver esfriado é que se pode colocar o leite materno dentro dele.

* Quanto tempo o leite materno pode ficar em temperatura ambiente:

O leite materno pode ficar em temperatura ambiente por até duas horas.

O tempo de duas horas também vale durante a mamada. Se o bebê começou a tomar o leite materno na mamadeira às 8h, mas não tomou tudo, esse leite ainda pode ser usado até as 10h.

* Quanto tempo posso deixar o leite na geladeira, sem precisar congelar?

O leite materno pode ser guardado por no máximo 12 horas.

Para guardar o leite na geladeira, use a prateleira de cima, que é a mais fria, e nunca guarde o recipiente de leite na porta do aparelho. Procure deixar o recipiente com leite longe de outros alimentos crus, como verduras e carnes.

* Como faço para congelar:

Você pode guardar o leite no congelador por até 15 dias, desde que a temperatura esteja abaixo de 10 graus negativos.

Não encha o recipiente até a boca. Deixe 2 centímetros de espaço até a borda da mamadeira ou o recipiente, porque todo líquido “incha” depois de congelado.

* Como faço para descongelar:

Para oferecer o leite ao bebê, nunca se deve fervê-lo, muito menos usar o micro-ondas para tirar o gelo. Se ele não estiver congelado, é só mergulhar o recipiente direto da geladeira para uma água morna. Agite-o levemente para que ele todo fique na mesma temperatura, que deve ser a ambiente. Se estiver congelado, retire do freezer e coloque na geladeira um dia antes de ser usado. Depois, o processo é o mesmo.

* Posso recongelar o leite?

Não, não recongele o leite materno depois que ele tiver sido desgelado. E jogue fora todo leite que sobrar na mamadeira e não tiver sido tomado pelo bebê.

Fontes: Crescer e Baby Center

leite materno congelado

Comentários

About Author