Como calcular o período fértil

Quer saber se está no período fértil?

Quem quer engravidar muitas vezes não sabe como calcular o período fértil e isso pode dificultar o processo todo.

Quando eu estava tentando engravidar do meu primeiro filho eu tomava pílula há muitos anos e não tinha muita ideia do meu ciclo mais.

Por isso, acho importante programar uma gestação. Tanto para fazer todos os exames pré-gestacionais e ver se a saúde está zero bala para gerar uma nova vida e também para ver direitinho o ciclo menstrual.

Como eu imaginava meu ciclo não estava reguladinho, então ficava atenta a alguns sinais de ovulação do corpo e usei teste de ovulação também.

Calculava mais ou menos, mas não tinha uma certeza do período fértil. Mesmo assim deu tudo certo gente! (Ufa)

Abaixo tem uma explicação deste cálculo.

Boa leitura e boa sorte para as tentantes!

Beijocas

Para calcular o período fértil é necessário considerar que a concepção acontece sempre no meio do ciclo, ou seja, em torno do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias.

Desta forma, para saber quando é o período fértil é preciso contar 14 dias a partir da data em que veio a sua última menstruação.

A ovulação acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, que é o que se considera o período fértil da mulher.

Como calcular com ciclo irregular

Calcular o período fértil no ciclo irregular não é seguro para quem está tentando engravidar ou para quem não quer engravidar, pois como o ciclo menstrual não vem sempre no mesmo período, as contas podem ser erradas.

No entanto, uma forma de saber quando é o período fértil em caso de ciclo irregular é anotar durante um ano a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.

Por exemplo:

Se o seu ciclo mais curto foi de 22 dias e o ciclo mais longo de 28 dias, então: 22 – 18 = 4 e 28 – 11 = 17, ou seja, o período fértil será entre o 4º e o 17º dias do ciclo.

Uma forma mais rigorosa de saber qual o período fértil em caso de ciclo irregular para as mulheres que desejam engravidar é recorrer ao teste de ovulação que se compra na farmácia e ficar atenta aos sinais de período fértil, como corrimento semelhante à clara de ovo.

Já para aquelas que não desejam engravidar, a tabelinha não é um método eficaz e, por isso, é importante utilizar métodos contraceptivos seguros, como a camisinha ou a pílula anticoncepcional, por exemplo.

FONTE: Tua Saúde

Comentários

About Author