Como a menina enxerga o seu pai

Já postamos várias vezes a importância do envolvimento do pai na vida dos seus filhos. A cada dia que passa, esse assunto está mais em evidência e tornando-se de extrema importância para os pais realmente assumirem a paternidade como deveria ser. Além disso, muito tem se alertado as mamães sobre como é fundamental delegarmos funções e tempo aos papais e acreditar que eles são capazes de exercer o papel deles!!!

Como mãe coruja de meninas que sou, quando vi essa matéria num site fiquei encantada! Além disso lembrei da minha infância, da forma como via meu pai que até hoje é um grande herói para mim.

O pai é fundamental no processo de desenvolvimento emocional e social das filhas. O pai é seu exemplo masculino. Um bom pai, mostrará para a menina que tipo de homem ela deve buscar no futuro para se relacionar.

Espero que curtam muito essa matéria e que possa sensibilizar todos os papais também!

Um grande beijo!

menina-e-pai

A relação da menina com o seu pai:

O pai é aquele que vem separar a filha da mãe, permitindo que ela se relacione com “o outro”, o diferente. De suma importância para seu amadurecimento emocional.

É muito comum a menina pequena dizer que é “a namorada do papai”. Ao perceber que o pai “pertence” à mãe, a menina se identifica com ela e quer ser igual a ela para conquistar o amor do pai. Que mais tarde se manifestará na procura de homens com características semelhantes às dele. Tudo isso acontece em um nível inconsciente da criança.

O que a menina deseja do seu pai:

A menina deseja sentir-se amada e valorizada.

É muito importante que o pai responda a essa necessidade da filha e demonstre que a vê e a aprecia. Dizer a ela que está bonita com o novo penteado, ou com o vestido ou felicitá-la por seu bom desempenho a faz sentir que o pai se importa com ela e a ama.

Toda menina quer ser a princesinha do papai, e não está disposta a aceitar qualquer tratamento inferior a esse. Críticas, embora se façam por vezes necessárias, não são bem-vindas. Caso o pai necessite fazê-lo, faça com bondade ou delegue à outra pessoa como a mãe, por exemplo.

Como a menina vê o pai:

O pai é sua primeira referência do mundo masculino e modelo de como um homem deve ser e como deve tratá-la. Se o pai é bondoso, a trata bem e é um exemplo de virtudes, é provavelmente este tipo de homem que a menina procurará quando adulta para relacionar-se. O inverso também é verdade. Se o pai for agressivo, autoritário, desonesto, é o que a filha guardará como “modelo” masculino.

É dever de o pai ajudar a filha a amadurecer e criar uma identidade própria. A filha deve saber que não precisa se adaptar, imitar alguém ou agradar a um homem para dele receber amor. Para isso o pai deve mostrar amor incondicional por sua filha.

Pai Autoritário x Pai Permissivo:

Ser autoritário pode passar a mensagem para a sua filha que ela tem que se submeter aos homens. Avalie se você precisa ser autoritário sempre, pois deixar algumas decisões nas mãos da filha poderá ajudá-la a amadurecer e a assumir as consequências pelas decisões equivocadas.

Em contrapartida, fazer tudo o que ela quer, o torna o queridinho dela, mas pode torná-la manipuladora. O pai deve também dar limites.

Fonte: Site Família

Comentários

About Author