Temos o maior emprego de nossas vidas: somos mães!

16/07/2015

1 comentário

Cesariana – novas regras

Mamães e Papais

Gente, começou a valer desde o dia 06 de Julho as novas regras para reduzir o número de cesarianas nos planos de saúde. Assunto super polêmico que mexeu com muitas pessoas…

Como vocês devem ter acompanhado no blog tanto eu como a  Fefa tentamos parto normal nos nossos primeiros filhos. Porém não conseguimos evoluir com esse tipo de parto e tivemos que fazer uma cesariana. Os nossos segundinhos também nasceram de parto cesárea. Não nos sentimos menos mãe por termos tido esse tipo de parto. Pelo contrário! Pensamos sempre que o tipo de parto escolhido pelo médico e pela gestante, deve ser sempre pensando na saúde da mãe e do bebê.

Sabemos que a situação da saúde no país não está nada fácil. Os médicos ficam nas mãos dos honorários banais dos planos de saúde não podendo ficar à disposição do paciente por um tempo prolongado de trabalho de parto. Além disso, a maioria dos hospitais não dispõe de um serviço especializado de enfermeiras obstetras para progredirem um trabalho de parto normal.

Também sabemos da importância do parto normal, mas mais que isso, o parto tem que ser humanizado, seja normal ou cesárea, e que seja sobretudo uma escolha consciente da gestante e do médico.

Enfim, o governo busca estimular o parto normal e reduzir as cesarianas, quando possível, pois o índice de nascimentos por meio cirúrgico chega a 84,6% do total realizado via planos de saúde. O índice é extremamente alto se comparado ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS): 15%

Listei abaixo as novas regras que já entraram em vigor! O que acharam dessas novas medidas? Aprovaram?

Beijos!

1- Fica estabelecido que os planos de saúde devem informar às pacientes, em até 15 dias, a quantidade de cesarianas realizadas por médico, operadora e hospital, quando solicitados. Com essas informações em mãos, a mulher terá a oportunidade de analisar melhor e com calma o histórico do médico e do local em que o parto será realizado e pode ajudá-la a optar, inicialmente, pelo método normal.

2- As operadoras devem orientar os médicos a utilizarem partogramas, espécie de documento com registros do trabalho de parto, com dados estabelecidos pela OMS. Isso serve para reforçar a segurança da gestante e do profissional de saúde envolvido e, com isso, diminuir a quantidade de cesarianas no país.

3- Inclusão de contatos da ANS no Cartão da Gestante

regras cesarea

Fonte: Bem Estar

 

 

Kika Nalli

1    comentários
5  AMEI!

Um comentário

  1. Dabiela disse:

    Olha não julgo nenhuma mulher quanto a opção do tipo de parto que gostaria de ter, seja cesárea ou normal. Concordo q o números cesáreas são grandes, porém, infelizmente no país em que vivemos NÃO HÁ UMA ESTRUTURA que ampare a gestante de forma ampla pra ter o parto normal, eu já tive um parto que durou muitas horas pelo sus, por lei sabemos q durante o trabalho de parto temos direitos a alguns benéficos que NÃO SÃO cumpridos durante o parto, exemplo: poder comer durante o trabalho de parto, pode escolher a posição que queremos dar à luz, e outras direitos. A verdade Eh que quando vc entra pra ganhar pelo SUS é meio que obrigado a ter parto normal, sabemos dos benefícios mas tbm sabemos que a mulher sofre pra caramba( feliz daquelas q tem um parto rápido ) e que há algumas sequelas depois( hemorroidas) e mais coisas. Então, cabe a cada mulher saber o que Eh melhor pra si e pro bebe…. Se tivéssemos um amparo nos hospitais que abrangece de forma integral à gestante, essas leis teriam melhores efeitos.
    Agora estou entrando nas 36 semanas de gestação e vou querer cesárea, Pq a previsão Eh que meu bebe seja bem grande e gostaria muito de já fazer laqueadura, mas claro q aqui no Brasil não é mais permitido fazer laqueadura já na cesárea.
    Abraços!

Deixe uma resposta

clique aqui para carregar a versão desktop

© promovida @mãe - Todos os direitos reservados | DESIGN: my wishes gallery | programação: webonfocus

Muitas das imagens aqui divulgadas não são de nossa autoria. Se alguma foto for sua e você desejar que
ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada. contato@promovidaamae.com.br

já curtiu a nossa fanpage?
siga o nosso instagram:
@promovidaamae

© promovida @mãe - Todos os direitos reservados | DESIGN: my wishes gallery | programação: webonfocus

Muitas das imagens aqui divulgadas não são de nossa autoria. Se alguma foto for sua e você desejar que
ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada. contato@promovidaamae.com.br