Baby blues – Depressão Pós Parto

Já ouviu falar de baby blues? É um sentimento muito comum nas recém mães.
Apesar da felicidade em ganhar o bebê, o sentimento de melancolia, tristeza, cansaço, irritação pode aparecer com tudo nos primeiros dias de vida dele! Isso se chama baby blues e é passageiro.
É sempre bom conversar com seu médico (ginecologista) sobre esses sentimentos, que ocorrem por conta das mudanças hormonais que acontecem no corpo da mulher.
Eu, hoje, reconheço que tive um bom período deprimida depois que tive meu primeiro filho. Na verdade, consegui perceber isso depois que tive o segundo e me vi completamente diferente no pós parto.
Eu não tinha vontade alguma de me arrumar (meu pijama era meu maior companheiro), queria ficar apenas em casa, comer, me sentia sozinha, triste, insegura. Chorava com frequência… Eu tive uma posse fora do normal com o Rafael. Não achava que ninguém, nem mesmo minha mãe – que passava boa parte do dia comigo, era capaz de cuidar dele como eu. E é claro que ninguém vai cuidar do nosso filho como nós e TUDO bem!!! Tudo me irritava e eu descontava nas pessoas que mais amo.
Me lembro de uma amiga indo me visitar depois que tive o segundinho e disse: “Nossa!!! Uauuu. Tá linda amiga. Achei que fosse te encontrar pior do que no primeiro. Que bacana. Parabéns!!!”. Ela disse que ficou impressionada quando meu viu depois de ter meu primeiro filho. Com roupa largada, faixa de academia no cabelo, enfim…. Uó! Hahahaha. Quando ela me viu depois do segundo, eu estava de unha e cabelos feitos, arrumada, feliz da vida com meus dois príncipes e tirando tudo de letra!
Claro que as dificuldades existem, o cansaço, tem dias que não temos forças para fazer muita coisa, é normal. O que não é normal, é quando isso está exagerado, não passa. Uma depressão pós parto mesmo!
Acho que foi meu caso e tenho certeza que se eu tivesse reconhecido e me tratado na época, teria ficado melhor bem antes. Mas tem coisas que precisamos passar, para aprender na marra, não é mesmo?
Resolvi escrever sobre isso, pois sei que muitas vão se identificar e outras poderão ficar alertas. Não sintam vergonha ou culpa e procurem ajuda sim, pois a sua qualidade de vida vai melhorar!
Boa sorte e podem contar com a gente!

Beijos
 
Comentários

About Author

2 Comentários

  1. Oi, o que houve de diferente nas suas gestação? Foram partos normais ou cesárea? Gostaria de entender um pouco mais pq isso ocorre, grata, beijos.

    • Oi Jani. Minhas gestações foram tranquilas… Tive cesáreas. Independente do tipo de parto os hormônios mexem muito com a mulher no pós parto. Mas é uma fase que passa. Sempre bom assim que perceber que está mais triste que o normal, falar com um médico. Bjos