Arte para criança

Acho super importante apresentarmos os vários tipos de arte para os nossos filhos. A arte estimula o desenvolvimento global da criança e possibilita através da brincadeira inúmeros aprendizados!
A Laurinha é super ligada a arte e um dia comecei a pesquisar sobre o assunto e fiquei espantada como existem vários tipos e formas de arte.
Espero que curtam e descubram seus filhos em muitas delas!
Beijos!

* Materiais para experiências artísticas:
Lápis, caneta, canetinha, tinta, lápis de cor, giz de cera, giz, papéis com tamanhos, texturas e cores variadas, massinha, argila, tesoura, revistas e sucatas.

* TV e Cinema:
TV também pode ser uma forma de arte. O ideal é estar ao lado do seu filho e participar da escolha. Procure programas de boa qualidade e que o ajude a conhecer melhor o mundo.
Os filmes trazem referências estéticas, culturais e de linguagem. Escolha histórias interessantes e originais.

* Fotos e Sentimentos:
As fotos de viagem, encontros, da infância e até de publicações ajudam a criança a entender como as imagens se articulam em cada espaço.
Dica de atividade: peça para a criança fotografar algo que expresse algum sentimento ou mostre uma foto e pergunte o que ela desperta na criança.

* Exposição de arte e Teatro infantil:
Cada criança tem o seu tempo e pode experimentar a arte de forma diferente. Dê ferramentas para os eu filho entender cada expressão de arte, mas respeite o seu ritmo.

* Dança:
Existem vários estilos de dança (diferentes ritmos, músicas, estilos). É importante que independente do estilo, a criança possa perceber que nesse tipo de arte há muita emoção expressada pelos movimentos corporais. Esse tipo de arte contribui muito para a construção da linguagem corporal.

* Circo:
Segundo Alex Marinho, diretor do grupo Galpão, a arte circense une características das artes cênicas com atividades físicas e trabalha muito com o desafio, a confiança e a performance.
Dica de atividade: monte junto com toda a família um espetáculo de circo, com direito a muitas cambalhotas e palhaçadas.

* Tecnologia:
Como a maioria das crianças dessa geração já nascem sabendo mexer em um computador ou tablete, incentive e mostre ao seu filho que existem vários sites que agregam informações de obras e artistas do mundo inteiro
Dica: Google Art Project

* Música:
Que criança resite a um instrumento musical? Apresente os mais diversos instrumentos e os sons que cada um reproduz. A música desenvolve a atenção, concentração, ritmo e coordenação motora e corporal.
Além disso vale a pena incentivar o seu filho a escutar os mais diversos sons do ambiente.

 

Comentários

About Author