Temos o maior emprego de nossas vidas: somos mães!

14/09/2016

comente

Amamentação – Como garantir uma pega correta

Mamães e Papais

Tanto eu como a Fefa já falamos sobre as nossas experiências amamentando (veja o episódio sobre amamentação no nosso canal no YouTube).

Eu amei a experiência e possibilidade de amamentar, mas confesso que o início foi difícil e confuso para mim (principalmente com a minha 1ª princesa, Laurinha).

O que mais conta para garantir o “sucesso” da amamentação é a Pega correta nos seios, ou seja, é a forma que o bebê irá abocanhar o seio da mãe possibilitando que ele sugue o leite sem provocar dor!!!!

Separei algumas orientações para vocês! Mas nunca deixe de conversar com a sua obstetra caso tenha alguma dúvida!

Ahhh… Existem enfermeiras obstetras, fisioterapeutas e pessoas especializadas em amamentação que muitas vezes vão até a casa da mamãe para acompanhar a mamada e fazer orientações. Vale a pena também se informar sobre esses serviços!

Boa leitura!!!

Beijos!

pega correta

Como saber se a pega está correta:

Um dos sinais de que o bebê está abocanhando bem o peito é que a parte pigmentada da mama (a aréola, em torno do mamilo) fique aparecendo o menos possível. Procure colocar o máximo que der da parte escura do peito dentro da boca do bebê.

baby feeding

O melhor jeito de saber se a pega está certa é ver se está doendo. Se estiver doendo, é sinal que a pega está errada, e é preciso começar tudo de novo. Senão, o bebê pode acabar fazendo muita força para mamar e mesmo assim não sai leite suficiente. Ele não ganha peso e ainda machuca seu peito.

A gengiva inferior da criança nunca tocará o seu seio, porque a língua estará entre os dois, e a parte de cima da boca dele não deve se mexer, só a parte de baixo (por isso é possível continuar a amamentar mesmo depois que seu filho já tenha dentinhos).

Dicas:

  • Apoie a palma da mão atrás do ombro do bebê e o dedo indicador e o polegar atrás das orelhinhas dele; outra possibilidade é apoiar a cabeça do bebê na sua mão inteira e fazer um pouco de pressão com a parte inferior da mão; você ainda por usar seu antebraço como suporte para os ombros do bebê. Só apoie a cabecinha, não a pressione contra o peito. Assim o bebê tem liberdade de afastar o nariz se se sentir sufocado. Sim, ele é capaz de fazer isso sozinho!
  • Deixe a boca do bebê tocar levemente seu mamilo, de preferência já molhadinho de leite, porque o reflexo de “abrir o bocão” é imediato. A criança encontra o seio principalmente pelo tato, não pela visão ou pelo cheiro — embora esses outros sentidos tenham alguma influência.
  • Acomode seu filho ao perceber que a boca dele começou a se abrir — não espere até que esteja completamente aberta –, para que ele consiga abocanhar uma boa parte da mama.
  • Prepare-se para o momento em que o bebê abrir a boca segurando seu seio com a mão em forma de C, mas segurando bem longe do mamilo. Assim você ajuda a enfiar o peito na boca dele.
  • Se você sentir que seu peito está muito duro, faça antes uma massagem para que fique mais fácil para o bebê abocanhar o peito.
  • Preste atenção no lábio inferior da criança, não na parte de cima. O importante é que essa região da boca esteja o mais distante possível da base do mamilo, assim o queixo dele pressionará um pouco sua mama e, naturalmente, o mamilo abaixará um pouco e será coberto pelo lábio superior. A parte escura do peito fica mais visível em cima da boca do bebê do que embaixo.
  • Se você estiver apoiando seu seio com a mão, mantenha-a o mais longe do mamilo que conseguir – de preferência na área das costelas. Uma vez que o seio esteja bem ajustado, movimente apenas o bebê. Quando vocês dois estiverem acomodados, não é mais necessário segurar o peito.
  • Não se preocupe em apertar o peito para liberar o narizinho do bebê. Desde pequenininho, seu filho tem capacidade de se ajustar para conseguir mamar e respirar bem ao mesmo tempo. Apenas apoie a cabecinha dele de modo que ele tenha liberdade para se movimentar e liberar o nariz.

Fonte: BabyCenter Brasil

 

Kika Nalli

0    comentários
2  AMEI!

Deixe uma resposta

clique aqui para carregar a versão desktop

© promovida @mãe - Todos os direitos reservados | DESIGN: my wishes gallery | programação: webonfocus

Muitas das imagens aqui divulgadas não são de nossa autoria. Se alguma foto for sua e você desejar que
ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada. contato@promovidaamae.com.br

já curtiu a nossa fanpage?
siga o nosso instagram:
@promovidaamae

© promovida @mãe - Todos os direitos reservados | DESIGN: my wishes gallery | programação: webonfocus

Muitas das imagens aqui divulgadas não são de nossa autoria. Se alguma foto for sua e você desejar que
ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada. contato@promovidaamae.com.br