Acidentes domésticos

 Gente, esse tema é super triste, porém vale a pena ser discutido, pois é uma realidade…
As maiores causas de lesões e mortes em crianças até 05 anos de idade, infelizmente são os acidentes domésticos. Na realidade o nome “acidente” até deveria ser substituído, pois a maioria dos casos poderiam ser evitados com alguma medida de precaução.
Só de pesquisar sobre o assunto já identifiquei alguns pequenos detalhes na minha casa que já foram modificados para garantir a segurança das minhas princesas!
Espero que esse post sirva como alerta e que vocês possam observar melhor situações de risco e eliminá-las!!!
Todo cuidado é pouco quando falamos de crianças!!!!
Beijos!!!
Os acidentes domésticos mais comuns são:
* Sufocamento:
– ocorre principalmente nos primeiros anos de vida.
– Causa: cobertores, lençóis, protetores de berço, posicionamento inadequado.
– Como evitar: removendo todas as causas acima do berço ou prendendo bem a ponta dos jogos de cama e posicionando adequadamente o bebê (hoje se fala muito em priorizar o decúbito dorsal)
* Quedas:
– causa mais comum de morte por trauma
– Causas: escadas, lajes, camas e beliches, piso molhado.
– Como evitar: colocar portões nas pontas das escadas, observar altura da cama e utilizar grades de proteção, lavar a casa ou passar pano, preferencialmente quando a criança estiver fora (ex: escola), utilizar tapetes antiderrapantes. Nunca deixar cadeiras e bancos perto de janelas que deverão ser protegidas com rede.
* Queimaduras:
– Maior incidência na cozinha das casas
– Causas: panelas, ferro de passar, churrasqueiras, brincadeiras com álcool e fogo, fogos de artifício.
– Como evitar: manter as crianças longe da cozinha e área de serviço, colocar portões para isolar essas áreas, não incentivar brincadeiras perigosas.
OBS: nunca coloque nada sobre a queimadura (pó de café, manteiga, esfregar no cabelo, etc.). Coloque um pano limpo para proteger o local e procure o serviço médico.
* Choques Elétricos:
– Uma das grandes causas de lesão ou morte por queimadura
– Causas: tomadas, fios soltos e desencapados, eletrodomésticos.
– Como evitar: colocar protetores em todas as tomadas, solicitar que um eletricista faça a revisão da parte elétrica da casa, removendo os fios soltos e de fácil acesso, guardar os eletrodomésticos em locais fechados e de difícil alcance.
* Afogamentos:
– Maior incidência nos meses mais quentes
– Causas: piscinas, represas, rios e lagoas. Baldes, vasos sanitários e banheiras.
– Como evitar: Cercar as piscinas, colocar lonas de proteção, nunca deixar a criança desacompanhada em locais que tenha água (mesmo que ela saiba nadar), manter baldes com água em locais altos, as banheiras sempre vazias e a tampa do vaso sanitário sempre abaixada.
* Intoxicação:
– Possibilidade de queimadura interna grave, além de morte por envenenamento.
– Causas: Inseticidas, álcool, detergentes, plantas tóxicas, outras substâncias tóxicas.
– Como evitar: Colocar todo material de limpeza em armários altos e de preferência trancados. Eliminar as plantas tóxicas. Não utilizar naftalinas, antimofos em armários de fácil acesso.
Comentários

About Author