Temos o maior emprego de nossas vidas: somos mães!

26/04/2016

comente

A importância de exames auditivos em crianças

Mamães e Papais

Resolvi fazer este post, pois acho bem importante alertá-los sobre alguns exames que toda criança deve fazer para ajudá-la na vida pessoal e escolar futura.

O meu mais velho, desde que operou garganta, nariz e ouvido (veja aqui) é acompanhado por um otorrino, que sempre pede alguns exames para ver como anda a questão respiratória e auditiva dele.

Este ano que o Rafa será alfabetizado a escola também pediu uma investigação que pode ajudar no diagnóstico de um eventual problema de audição e/ ou visão, que se não identificados atrapalham no processo de aprendizagem.

A pessoa que aplicou os testes no meu primogênito foi super cuidadosa e de forma lúdica realizou todo procedimento.

458e0dd8-9ca1-4873-b3ce-0993188b2deb b6460c27-d476-4bb6-9e77-e3414e77736b

Abaixo vocês podem entender melhor o que são estes dois exames:

AUDIOMETRIA

1.O QUE É?
É um exame para avaliar a audição. O fonoaudiólogo analisa como a criança escuta as diferentes frequências do som (médio, grave e agudo) e qual é a menor intensidade que ela ouve.

2.COMO É FEITO?
Em uma sala, com fones nos ouvidos, a criança é estimulada a levantar a mão (ou apertar um botão ou colocar um brinquedo na caixa) sempre que ouvir algo. O fonoaudiólogo vai modificando a frequência e a intensidade do som.

3.CRIANÇAS PEQUENAS?
O profissional tenta fazer o teste com a colaboração da criança, de forma lúdica e usando bonecos. Quando não é possível, ele realiza exames que podem ser feitos sem a ajuda dela. Em casos extremos, ela pode ser sedada para fazer a avaliação.

4.QUANDO FAZER?
O primeiro deve ser feito no início da alfabetização ou se há desconfiança de que a criança ouve mal. Se seu filho fala muito alto, não se concentra nas atividades ou apresenta atraso na fala, busque orientação. Fonte: Revista Crescer

IMPEDANCIOMETRIA

A impedanciometria mede a integridade do sistema tímpano-ossicular e do reflexo estapédio. Durante a realização do teste deverá ser posicionada uma pequena sonda, de forma indolor, na entrada do conduto auditivo externo do paciente. A impedanciometria tem como função verificar as condições da orelha média através da movimentação da membrana timpânica. É usada para diferenciar as patologias entre si, permitindo inferir sobre o funcionamento da tuba auditiva.

É composta por dois procedimentos: Imitanciometria que avalia a complacência da orelha média, das estruturas da orelha externa e média; e do Reflexo Estapédico, que avalia as condições da orelha média até a região do Complexo Olivar Superior. É de extrema utilidade no diagnóstico clínico por ser eficiente na captação das alterações de orelha média e bastante utilizada pela população infantil. (Fonte: Otorrinos Hospital)

Já fizeram estes exames com os filhos?

Beijocas

g_124543544

Fefa Alfano

0    comentários
3  AMEI!

Deixe uma resposta

clique aqui para carregar a versão desktop

© promovida @mãe - Todos os direitos reservados | DESIGN: my wishes gallery | programação: webonfocus

Muitas das imagens aqui divulgadas não são de nossa autoria. Se alguma foto for sua e você desejar que
ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada. contato@promovidaamae.com.br

já curtiu a nossa fanpage?
siga o nosso instagram:
@promovidaamae

© promovida @mãe - Todos os direitos reservados | DESIGN: my wishes gallery | programação: webonfocus

Muitas das imagens aqui divulgadas não são de nossa autoria. Se alguma foto for sua e você desejar que
ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada. contato@promovidaamae.com.br