1ª consulta no Oftalmopediatra

 Resolvi montar esse post mais como um alerta para as mamães! É muito pouco divulgada a importância de levarmos nossos filhos em consultas preventivas no oftalmopediatra, desde o primeiro ano de vida. As consultas devem ser realizadas no 1º, 3º e do 5º para o 6º ano de vida. Essas são as consultas preventivas e devem respeitar essas faixas etárias pois a Hipermetropia em uma criança tende a aumentar antes de estabilizar e diminuir.
Muitas mamães não sabem disso e acabam não levando os seus filhos nessas consultas por falta de informação. Depois de alguns anos percebem a dificuldade do filho, ou a própria criança começa a manifestar alguma queixa ou até mesmo a escola faz o encaminhamento.
Tivemos uma experiência que acho que merece ser compartilhada! A minha filha mais velha, Laura, aos dois anos de idade, foi encaminhada pela pediatra, para a consulta com o Oftalmologista. Nunca tínhamos reparado nada de diferente na visão dela. Pelo contrário! Ela procurava ciscos no chão, pedia para ver as pintinhas no rosto das pessoas… Na minha cabeça estava tudo certo! Passaríamos com o médico mais como rotina e cumprimento do preventivo.
Fui para a consulta super tranquila. O consultório da médica era muito bem montado para receber uma criança, cheio de brinquedos e os testes que ela fez eram bem lúdicos.
Perdi meu chão quando ela me deu a devolutiva da consulta: minha filha tinha um grau bem considerável de hipermetropia. Ela teria que começar a usar óculos!
Voltei para casa arrasada, aos prantos… Minha princesa tão pequena já iria ter que usar óculos?
Fiquei muito ansiosa com medo dela ficar tirando os óculos o tempo todo, achar ruim, sofrer bullying (imaginem, coisa de cabeça de mãe, né?)… Enfim sofri por antecedência!
Fomos a uma ótica bem legal, que tinha muitas opções de modelos, cores, etc… Escolhemos um óculos bem adequado para a idade dela, com lentes que não quebram, etc.
Deveria ter filmado a cena dela colocando os óculos pela primeira vez! Gente foi lindo!!! Ela ficou uns 5 minutos parada, perplexa, observando tudo, como se realmente ela estivesse enxergando o mundo (estou até emocionada lembrando disso agora!).
Ela é super feliz com os óculos dela, usa tanto, que temos que lembrá-la de tirar para tomar banho e dormir!
E a Luísa com 1 ano e 4 meses já foi fazer o seu preventivo!!! Ela ama pegar os óculos da irmã, mas felizmente, não vai precisar ter um só para ela!!!!
Comentários

About Author