10 frases que podem tornar a criança um adulto complexado

Oi pessoal,

Tudo bem? Escutamos sempre aquela frase “filhos são que nem esponjas”, mas na correria do dia a dia nem sempre conseguimos controlar todas as nossas ações e frases diante nossos filhos.

Mas realmente, todo cuidado é pouco! Uma simples frase, pode desenvolver algum grau de complexo na criança e até mesmo abalar o seu psicológico.

Separei essas 10 frases que, segundo uma psicóloga britânica, não valem a pena ser ditas para os nossos pequenos.

O que acham? Concordam? Acham exagero? O que mudariam?

Espero que ajude de alguma forma!

Beijos!!!

frases traumatizantes

1- “Quando tinha a sua idade, ia muito bem na escola!”

Os pais são como deuses na primeira infância da criança. Uma frase assim pode despertar na criança a vontade de mostrar aos pais, o tempo inteiro, que são bons. No fim ela não estará fazendo todo o esforço para agradá-la e sim  para agradar os pais e “ser digna” do amor deles

2- “Meu xodozinho, meu pituquinho, meu quiquinho…”

O nome da criança deve sempre estar em primeiro plano pois é ele que permite sentir que somos seres completos com identidade própria. Apelidos carinhosos são lindos e podem sim ser usados, mas nunca o tempo todo!

3- “A Laura tirou 10 na prova, mas você tirou só 8”.

Comparar uma criança nunca é bom! Nós pais temos que entender a individualidade de cada um e trabalhar as suas potencialidades. A criança sempre se sentirá mal quando comparada ao irmão, amigo, primo… E ao crescer ela tenderá a se comparar o tempo todo com os outros!

4- “Já que é mal comportado, não te amo mais!”

Depois de ouvir uma frase dessas a criança começa a se esforçar o mais que pode para agir “corretamente” e acaba deixando de lado até as suas necessidades e desejos.

5- “Não me envergonhe na frente dos outros.”

Crianças que ouvem esse tipo de frase frequentemente vão querer que as pessoas vejam quem elas são de verdade, mas, curiosamente, quando finalmente recebem tal atenção, não sabem o que fazer com ela: se escondem, se fecham, desaparecem. É como se elas não tivessem outra opção, senão ser a vergonha de alguém.

6- “Você é igual ao seu pai!”

Quando problemas conjugais se projetam sobre a criança, ela certamente os viverá também.

7- “Se você não tomar essa sopa vai ficar burro e fraco.”

Frases como essa são pura manipulação e com muita frequência são usadas por avôs e avós que passaram fome na infância; é como transmitir um trauma de geração em geração.

8- “Se você se comportar mal, vou chamar o bicho papão.”

Mostra que seus pais não são confiáveis. Imagine que quem deveria protegê-lo pode entrega-lo a uma criatura desconhecida e horrível.

9- ” Você vai ver só quando chegarmos em casa.”

A criança que ouve com frequência esse tipo de frase costuma ter dificuldade de se relacionar com seus chefes na vida adulta, já que a figura de chefe coincide afinal com a de progenitor, e assim, ela agora adulta terá medo de seus superiores e tentará satisfazê-lo de todo jeito para evitar ser castigada. Geralmente, chefes percebem isso rapidamente e se aproveitam.

10- “Sai daqui! Não quero te ver nem te ouvir!”

Como consequência, a criança viverá com um profundo sentimento de culpa ante seus pais por haver ’arruinado’ a vida deles. Se sentirá constantemente rejeitada pelos demais.

Fonte: Incrível

Comentários

About Author